O QUE VOCÊ ACHA DO CONTEUDO DO BLOG?

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Esclarecimentos: Baseados em Relatos de Francescon e outros;

1 ) Só a CCB salva?
Não há nenhum documento instruindo alguém a pregar isto, o erro muitas vezes é do pregador. A salvação é pela Graça como ensina Efésios 2:5, Atos dos Apóstolos 15:11, Efésios 2:8 e não é denominacional.
Há de se separar o todo da parte, pois a instituição não tem boca, ela “fala” por documentos. No caso, quem acredita oficialmente que só sua denominação salva são os católicos no dogma “Extra ecclesia nullum salus/Quia salus extra ecclesiam non est.” que podem ser verificada na Bula Unam Sanctam. A CONGREGAÇÃO CRSITÃ AFIRMA  QUE NELA ESTÁ A SÃ DOUTRINA, QUE MUITOS DEIXARAM DE OBSERVAR E CUMPRIR;
2 ) A CC ensina rebatismo?
O Ensinamento de 1932 é claro:
Foi pedido um parecer se irmaos batizados por imersao provinientes de outras denominações, se eles devem rebatizar-se antes de fazer parte conosco. Não, Nós cremos se esse (o batismo) foi feito de acordo com a palavra e com fé, devemos aceitar pois devemos ter as outras igrejas cristãs como irmãs e conforme a fé e o entendimento delas”

O CONSELHO DE ANCIÃES DO BRASIL EM 1961, achou por bem de que todos que fosse fazer parte da membresia da Congregação Cristã deveria aderir o Batismo por ela ministrado;
.
3 ) Por que as mulheres não podem usar calças, nem cortar os cabelos e usam véu?
 As mulheres devem ter os cabelos crescidos; como dito pelo ir.Franscescon.
O que não pode é tosquiar, rapar, como está no original grego em 1 Coríntios 11:6:
ει γαρ ου κατακαλυπτεται γυνη και κειρασθω ει δε αισχρον γυναικι το κειρασθαι η ξυρασθαι κατακαλυπτεσθω
Quanto a trajes: “Os cristãos devem se portar com modéstia e decência” Convenção da CCB – 1936.
Quanto ao véu, é sinal de poderio (1 Coríntios 11:10).
O  senhor JESUS  deu esse mandamento a Igreja através de Paulo o apostolo, devemos acatar, pois renunciar, seria rebelião contra a expressa ordem  do senhor;
Nas catacumbas romanas, os desenhos das mulheres mostravam elas usando o Palio, semelhante ao véu.
Igrejas pietistas alemãs, o pentecostalismo Italiano, o Pentecostalismo clássico, Mexicano e Chileno, as igrejas Ortodoxas, as maiorias da igrejas africanas mantém esse costume além da Assembléia de Deus na Itália, a Igreja Pentecostal Livre da Grécia, os Cristãos de Fé Pentecostal da Rússia, a Missão Pentecostal de Ceilão e Índia e Católica Romana.
4 ) Podem usar barba?
trata-se somente de uma coisa cultural.
Michele DiSimone (1890?-1947) que foi ancião da igreja de Herkimer St, no Brooklyn, uma das maiores de NY da época, usava cavanhaque.
Outro ancião influente que também usava cavanhaque foi o ir.Max Tosetto, de Niágara Falls, editor do 1o hinário, compositor de muitos hinos, elaborador dos artigos de fé, ele presidiu varias assembléias anuais.NO BRASIL NÃO SE  COSTUMA USAR BARBA.
5) O que é doutrina?
Fato importante é distinguir doutrina, ensinamento e prática.
Doutrina: Corpo de crenças, nosso caso expressa nos 12 Artigos de Fé, corresponde ao termo grego Didaskalia, que as vezes é traduzindo como “ensinamento” na JF de Almeida. Nossa doutrina é baseada nas Escrituras somente.
Ensinamentos: No peculiar vocabulário da CCB refere-se às resoluções ou tópicos das Assembléias Gerais, ou convenções estabelecidas para algum segmento especifico, como músicos, administradores, obra Pia, etc. Não são doutrinas (embora possam conter ou ser regidos por doutrinas implícitas).
Praxis: consiste na maneira de culto, ética, moral, costumes, etc…
A doutrina oficial da CC pode ser resumida assim:
“Crença na Bíblia Sagrada como regra de fé e suficiente para a Salvação; Crença no Trinidade; Crença na Natureza Humana e Divina de Cristo – verdadeiro Homem verdadeiro Deus – cuja obra de Salvação, expiando não só o pecado original mas pelo atual da humanidade, permite-nos chegar ao Pai sem intermediários; crença que a justifição se alcança só pela fé Cristo; crença no Batismo no Espírito Santo e seus dons; crença que o Mal foi vencido por Cristo e será lançado à punição eterna; crença na validade das regras do NT para a preservação da santidade do corpo; crença que Jesus Cristo tomou nossas dores e enfermidades assim praticamos a unção com o óleo; crença na celebração do Batismo e na Santa Ceia; crença na volta gloriosa de Cristo e na ressureição corporal de todos os mortos e no juízo final.”
Max Tosetto, 1936.
6 ) E o Batismo em 4 nomes?
>^< – No estatuto assinado pelo irmão Francescon em 1925 da CC de Chicago fala para batizar assim:
“Upon your request, in the name of Jesus I baptize you in the name of the Father, of the Son, and of the Holy Ghost”.
Antes de 1950 o batismo da CCB não era ainda padronizado.
Essa fórmula combinada nasceu entre igrejas Holiness depois da Guerra Civil americana, ainda hoje é praticada por algumas igrejas holiness, pentecostais e fundamentalistas nos EUA.
Charles Parham, Seymour e outros pentecostais antigos usavam batizar EM NOME DE JESUS, EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO, ou as duas combinadas.
O pioneiro da historiografia batista, o pastor Morgan Edwards da First Baptist Church of Philadelphia, em seu livro, “The Customs of the Primitive Churches”, publicado em 1768, declara:
“Each person is baptized once in the name of the Lord Jesus and in the name of the Father, Son, and Holy Spirit. After the baptism, time is given for the community to rejoice and welcome the newly baptized. A prayer for the coming of the Holy Spirit through the laying on of hands is said over each of the baptized, and the ordained of the church lay hands on them, praying that the Holy Spirit may preserve them. The right hand of fellowship is offered with the kiss of charity by all the church members to the newly baptized, the formal moment of reception into the church. The service concludes with a hymn declaring the death of the old life and the beginning of new life in Christ.”
A partir de 1913 surgiu a polêmica do unicismo quando alguns criam que deveriam batizar usando o nome de Jesus somente, outros optaram pela fórmula trinitária exclusivamente, e muito poucos oficializaram a fórmula combinada, também chamada de “Fórmula de Concórdia”.
 A CONGREGAÇÃO ACHOU POR  BEM DE ADOTAR ESTA FORMULA POR ESTAR DE ACORDO E EM HARMONIA COM AS SAGRADAS ESCRITURAS
        Quando se vae batisar, sendo o servo de Deus um mandado do Senhor, para cumprir o mandamento deve usar as palavras “Em Nome do Senhor Jesus te batiso Em Nome do Pae, do Filho e do Espírito Santo” tudo conforme se encontra em S. Mateus XXVIII, vs. 19 e Atos II, vs. 38. Pois o sacramento que está cumprindo é um mandamento do Senhor Jesus ( ASSEMBLÉIA DE 1961)


7 ) Pastor ou ancião?
 Bispo (do grego Episkopos, supervisor), ancião (do grego Presbyteros, “idoneo”) e pastor remetem à mesma função do ministro à Igreja. O termo em inglês para Ancião, “elder” não significa exatamente “velho”, mas “irmão mais idoso”.
A CONGREGAÇÃO CRISTÃ ADOTA O TITULO DE ANCIÃO AO SEUS MINISTROS CONFORME A IGREJA PRIMITIVA, NO PRIMEIRO CONCILIO DA IGREJA CRISTÃ EM JERUSALEM (ATOS 15) ESTAVA PRESENTE OS APOSTOLO E ANÇIÃES, DANDO NOS A CERTEZA DA INESISTENCIA DO TITULO DE PASTOR;

8 ) Não estudam a bíblia?
 Em nenhuma parte da Biblia é requerido estudo formal com Bacharelado em Teologia para ser ministro. É dever dos anciãos   e toda membresia buscar diligentemente as Escrituras segundo a guia do espirito santo ( SE TENS A FONTE DE AGUA CRISTALINA PORQUE VAI BUCAR AGUA DA CISTERNA!!!) etende que cada cristão sem precisar da teologia é apto para conhecer as preciosidade de DEUS, a nós deixada  nas escrituras sagradas;
9 ) Dízimo? Sustento ministerial?
 A C.C adota servir cada um em seu ministério voluntariamente, o ministério é laico e não profissional.
Seguindo a Bíblia e ao longo de 90% das denominações protestantes (como os luteranos, calvinistas, anabatistas, batistas primitivos, pentecostais escandinavos de onde a AD do Brasil saiu), cremos que dar o dízimo era um requerimento mosaico que não faz sentido sob a égide da Graça.
A primeira declaração formal dizendo que o crente deveria dizimar, dando 10% de sua renda à Igreja foi pronunciada no Sinodo de Mâçon em 585 d.C, até aí os cristãos se usavam de ofertas.
Cipriano (200-258 d.C.) foi o primeiro escritor cristão a mencionar a prática de sustentar financeiramente o clero.
A CC sobrevive a 100 anos usando-se de ofertas.O dizimos não tem apoio no Novo Testamento;

10 ) Saudação só com a paz de Deus?
 Não é uma doutrina da CCB. É um costume. Nos USA, principalmente nas congregações italianas, existe uma diversidade na maneira de se saudar: Pace, Pace di Dio, Pace del Signore, etc.
11 ) Oração só de Joelhos?
>^< – No batismo e Santa Ceia os celebrantes oram em pé. Como a igreja é a casa de Deus (1 Timóteo 3:15) , em sinal de humilhação à presença do Altíssimo oramos de joelhos. havando em nós condições fisicas para ajoelhar devemso assim fazer;
12 ) Assento separado. Por que?
Herança Valdense. O assento separado nas igrejas provém do cristianismo primitivo e foi praticado até aquele século por todas as denominações cristãs.
“Jesus é a cabeça da Igreja, o Espirito Santo é a lei para guiá-la em toda a verdade. Sua organização é o amor de Deus nos corações de seus membros que compõem o corpo de Cristo – Lei da perfeição. Onde aqueles três não governam é Satanás que governa em forma de homem para seduzir o povo de Deus com conhecimento humano.”- Louis Francescon.
      

3 comentários:

  1. O saudoso irmão Vitório Angare não era exclusivista; ele considerava certos crentes de outras denominações como irmãos em Cristo, mas dizia que não podemos fazer regra geral. Sem dúvida, como podemos chamar de irmãos aqueles que vivem no pecado pensando que basta crer e ser batizado para ser salvo?

    ResponderExcluir
  2. Porque os irmãos da CCB se comprimentam com beijo no rosto?

    ResponderExcluir