= TÓPICOS - ASSEMBLÉIA DE 17 A 20 DE ABRIL DE 1962
= PREGAÇÃO:
- Palavra: S. Tiago, cap. 1, v. 16/18 (Por um dos servos presentes):
....Ai de nós, si Deus mudasse o que está escrito; passará o céu e a terra, mas a Sua Palavra não passará. Muitos outros exemplos, Deus nos deixou mostrando que a Igreja precisa ser alimentada e nutrida com o que vem do Alto. Os dons perfeitos que Deus derramou é que edificam a Igreja. Esses dons não são dados para que sejamos engrandecidos, glorificados e honrados, porém para edificar a Igreja, até que seus componentes cheguem à medida de varão perfeito.
....Na igreja às vezes existem dons que não vem do Alto; muitos falam linguagem mas sua vida é um horror. Se falassem pelo Espírito Santo, Este dirigiria suas vidas pelo caminho do bem; pode existir também o caso de algum pregador que prega bonito, mas sua vida é de pecado. Acaso Cristo é ministro do pecado? Permite Ele que a pessoa permaneça no pecado e ensine a Igreja? Qualquer um está sujeito ao erro, mas o que não é admissível é permanecer no erro. Examina a tua vida, se tu pregas bem, mas se tua vida é vida de horror, olha que Cristo não está contigo. Todo dom perfeito vem do Alto; como pode o que sai de uma boca aperfeiçoar os outros e não a ti próprio? .....
....Quem é guiado por Deus cumpre o seu ministério e nada lhe acontece mas, o que se aventura sozinho, fica embaraçado, vem sobre ele as trevas e com elas também o demônio. Ele é o príncípe das trevas, rei da confusão. Se tu pregas a Palavra sem ser pelo Esírito Santo, olha que vem as trevas sobre ti;.....
....Quem permanece no erro não ama sua alma e nem a Obra de Deus; lembra-te que todo dom perfeito vem do Alto não vem da tua escrivaninha, nem da tua biblioteca, nem dos teus livros. .....
= TÓPICOS DE ENSINAMENTOS - 1962:
- ASSUNTOS EM PAUTA PARA ENSINAMENTOS
Antes de serem feitas as explanações sobre os assuntos em pauta o servo de Deus que presidia o serviço lembrou a todos que, Deus permite que erremos para então vir o ensinamento necessário. Porisso estamos sujeitos a errar, errar é humano, o que não podemos é permanecer no erro. Se tropeçamos em algum ponto, procuremos para o futuro não cair nesse mesmo ponto, antes devemos conservar essa experiência. Sendo a Palavra, luz aos nossos olhos e lâmpada aos nosso pés, só cae quem quer. Pela “Mensagem”, Deus nos diz que quer provar o Seu povo, pois a viagem é longa; é como um exército onde os soldados são adestrados. É por essa razão que o Senhor tem preparado estas reuniões, para termos os ensinamentos, vermo-nos face a face e conservarmo-nos unidos na fé que uma vez foi dada ao santos.
- SANTA CEIA
Foi apresentado o caso de um irmão cooperador do Ofício ministerial que recusou perdoar a uma irmã nas proximidades da santa ceia, só porque conhecia a vida dessa irmã e julgava que ela não merecia ser perdoada e participar do corpo e do cálice do Senhor. Chegando o caso ao conhecimento dos servos de Deus, aquele cooperador após muitos conselhos entendeu e chegou a uma compreensão e perdoou a nossa irmã. Não devemos nos carregar dos pecados alheios, antes como nos ensinou o Senhor Jesus, devemos perdoar a quem faltou contra nós até setenta vezes sete ao dia. Se a pessoa se arrepende com sinceridade, Deus a abençoa; porém si é com fingimento ela terá que prestar contas a Deus. De nossa parte, cumpre-nos perdoar e permitir que a pessoa tome a santa ceia; Cristo não negou a santa ceia nem a Judas Iscariotes.
- CASAIS AMASIADOS
No Brasil não existindo a Lei do Divórcio, casais em tais condições, quando em impedimento legal, não podem casar-se; no entretanto sempre se apresentam pedindo batismo. A Palavra de Deus é universal; lei alguma pode impedir a sua execução. Não há lei que não tenha sido posta por Deus; porém os homens procuram desvirtuar o que na Palavra de Deus é determinado. Nós aceitamos a Palavra de Deus em toda a sua plenitude. O servo de Deus nosso irmão ancião Louis Francescon aconselhou-nos, quando não fosse possível resolver o problema de um casal em tais condições, que se levasse diante do Senhor, realisando após aquilo que Ele fizer saber. Orando-se, o Senhor que tem todos os corações em suas mãos, faz compreender Sua vontade no caso. Ignorando-se o motivo da separação, sempre se apresenta ao Senhor. Não sendo por motivo de infidelidade matrimonial, que é o único caso que o Senhor permite divórcio, apresentando-se um casal, não se pode impedi-lo pois tudo o que cometeram, foi no tempo do pecado e tudo o que foi feito nesse tempo, o Sangue de Cristo lava de todo o pecado. No entretanto sempre se ora em casos tais. Sendo a pessoa selada com o Espírito Santo não se pode impedir a obediência ao sacramento do batismo. Si alguém perguntar ao servo de Deus que tem conhecimento de casal amasiado que batisou-se, ele responderá que o Senhor foi Quem determinou fazer o batismo, pois se são almas predestinadas a vida eterna, mais cedo ou mais tarde o Senhor operará. Em um casal amasiado, ambos sendo solteiros, não podem ser considerados como irmãos si não se casarem; este assunto não é para ser pregado na Igreja.
- PASSES LIVRES NAS ESTRADAS DE FERRO
Não havia ensinamento sobre esse assunto; não somos impedidos em recebe-lo, no entretanto a Congregação não deve agradecer porque em regra geral tais ofertas, tem sempre um fundo político. Todavia sendo o caso movido pelos diretores de estradas é de se agradecer pessoalmente; embora não sejamos políticos devemos cumprir os nossos deveres de educação e de cidadãos, embora não se traga para a Congregação, facções partidárias de qualquer espécie.
- DOUTRINA - MINISTÉRIO DE ANCIÃO - DIÁCONOS - COOPERADORES DO OFICIO MINISTERIAL
O ministério do diácono é muito importante na Obra de Deus, é o ministério da piedade, é um complemento distinto da Palavra de Deus. O ancião e cooperador têm um ministério e o diácono tem outro completamente distinto. Deus se usou de Felipe para batisar ao Eunuco porque Felipe era também evangelista. Quando ficou constituída a Igreja Apostólica e havia tudo em comum os apóstolos sentiram-se da parte de Deus em constituir diáconos para atender as mesas, ou seja as necessidades materiais do povo de Deus e foram ordenados diáconos, sete varões de bom testemunho, cheios do Espírito Santo. Vindo por essa ocasião da perseguição, dispersaram-se os discípulos e, por onde passavam anunciavam o evangelho e batisavam; assim Felipe não batisou porque era diácono porém porque era evangelista também. Não se pode por uma barreira ou u’a medida para o Espírito Santo que se usa de cada um como o Senhor determina. O ministério do diácono é excelente e fino, nele se manifestam grandemente as virtudes da paciência e da humildade. Os anciães e cooperadores no ministério da Palavra, e também esses Deus os tem constituídos para substituírem os anciães, menos em batismos e santa ceia. Deus tem se usado de irmãos grandemente abençoados e cheios do Espírito Santo neste ofício de cooperadores.
Numa Congregação onde existe ancião, cooperador e diácono, na falta do ancião o cooperador deve presidir o culto. Quanto a ler a Palavra não podemos pôr limite; se o diácono se sente de ler, tem liberdade. Alguns diáconos tem o dom da Palavra e outros não o tem; não é necessário que o diácono tenha o dom da Palavra, seu ministério é diferente. Mas na ausência do ancião e do cooperador, compete ao diácono presidir ao serviço e também fazer unções sobre enfermos. Si ele não tem o dom da Palavra, pode dar oportunidade a quem Deus levantar. O modo como o Senhor opera para constituir um cooperador é diferente do modo que são ordenados os anciães ou diáconos.
Tantas e tantas vezes um irmão sente-se de levar o testemunho a uma determinada localidade; quando então passam a se reunir em uma sala. Começa assim a obra, vae aumentando, são feitos os batismos, o irmão vae lendo a Palavra e Deus vae desenvolvendo nele o dom. Posteriormente surge uma congregação ficando esse irmão atendendo a essa Obra. Outros cooperadores são constituídos para atender obra já existente, mas de ambas as maneiras é diferente da ordenação do ancião e diácono. Esses são ordenados com imposição das mãos do presbitério e só são ordenados si tem a Promessa do Espírito Santo. Os cooperadores tem o mesmo trabalho dos anciães; só não efetuam batismos e não presidem os serviços de santa ceias. Embora nem todos tenham ainda o dom do Espírito Santo com evidência de novas línguas, tem entretanto em si o dom de Deus pelo qual Este dispensa Sua Palavra ao povo. São estas as funções diferentes umas das outras destes três ministérios. Cabe a Igreja orar a Deus para que Ele levante mais obreiros também nessa parte de Sua Obra.
- SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL - NOVAS BÍBLIAS
Foi relatado os resultados de u’a missão junto a Sociedade Bíblica do Brasil sobre o caso das Bíblias novas editadas por essa Sociedade. Estas Bíblias são da edição originada de uma versão e revisão das Bíblias do padre João Ferreira de Almeida e Grega. A comissão que trabalha nesta versão empregou termos atualizados populares da língua portuguesa do Brasil, entretanto essa adaptação prejudicou um pouco o sentido e principalmente alterou a forma com a qual nossa irmandade está habituada. Sentiram-se os servos de Deus em oração de enviarem alguns irmãos ao Rio de Janeiro em Junho do ano passado. Lá foram muito bem recebidos pela diretoria da Sociedade Bíblica e Deus preparou de serem atendidos no que foram solicitar. Bíblias impressas pela versão antiga de Almeida. Sendo assim em Maio do corrente ano esperemos ter essas Bíblias na nossa disposição conforme prometeram. Oremos para essas pessoas para que Deus as abençoe nesse serviço de distribuição das Escrituras, já que nesta contingência as evidências e maneira gloriosa pela qual Deus guiou aos seus servos, há alguns anos atráz ao lhes fazer sentir que deveria a Congregação contribuir para auxiliar a Sociedade Bíblica. Assim sendo a Congregação a maior contribuinte e a maior consumidora de Bíblias, tivemos força moral para expormos nossa opinião sobre o caso das Bíblias novas e Deus nos deu plena vitória.
- CASA DE ORAÇÃO QUE FOI DE SEITA
Em determinada localidade uma pessoa que ainda não obedeceu ao sacramento do batismo, quis ofertar-nos o prédio onde atualmente se realisam cultos de determinada denominação religiosa. Não aceitamos essa oferta, pois poderia parecer uma provocação; o que não queremos para nós não devemos fazer para os outros.
- FALECIMENTO DOS IRMÃOS FRANCISCO ROMANO GUILHERME E JANUÁRIO TETTI
Foi notificado a todos os presentes o falecimento daqueles dois servos de Deus. O irmão Romano a 3 de fevereiro e o irmão Januário a 26 de março, ambos no corrente ano. Foram obreiros que muito trabalharam na Obra de Deus,
- MANDAMENTOS
O povo de Deus aumenta; muitos sem entendimento ainda das determinações da Palavra de Deus trazem para o meio da irmandade certos costumes e moda perniciosa e de má aparência. Não podemos entretanto determinar às irmãs se vestirem como freiras no entretanto podemos exorta-las porém, não obriga-las a se vestir com vestidos até aos pés e fechados até ao pescoço e mangas até nas mãos. Todavia não podemos deixa-las em modas livres e decompostas acompanhando o modernismo, fazendo-lhes ver que não se devem vestir escandalosamente pois tal não é a porte de uma serva de Deus. Tudo o que é para o bem da Obra de Deus traz ordem e testemunho devendo ser feito com entendimento e em conjunto. Pessoas que não estão decentemente trajadas, nem deveriam vir à frente testemunhar, pois assim estão mostrando que a Palavra de Deus não operou em seus corações. Todavia não se deve ser exigente demais, fazendo tudo com oração e com entendimento para que as irmãs mesmas aprendam como entrar na casa de Deus. Que se peça a Deus que envie a Sua Palavra pois vindo Ela pelo Espírito de Deus acomoda a situação e assim todos igualmente procedamos no amor de Deus e no entendimento mútuo.
Si surge uma desobediência, convém dar o conselho e deixar nas mãos de Deus. Tem os servos de Deus que pedir para o Senhor mandar a Sua Palavra que é como um trator; arranca as coisas existentes no coração do crente. Pois o povo é de Deus; assim temos que esperar que Deus faça a Sua obra nos corações; um conselho é bom, porem o Senhor mandando a Palavra é melhor ainda, pois os servos de Deus querendo falar acabam por dar um mandamento. Existe servo de Deus que ensina com exagero, com zelo demasiado na Obra de Deus; ninguém pode se constituir como autoridade sobre a herança de Deus. A Palavra de Deus é que remodela e remove as dificuldades. Não podemos impôr mandamentos; não podemos ter domínio. O que é vaidade o Senhor é Quem tira com Sua Palavra.
- OBRA DE DEUS NA ARGENTINA E BOLIVIA
Levantou-se o irmão Ricardo Rebuffo, de Buenos Aires (Vila Lyneh) fazendo um rápido histórico como começou a obra na República Argentina. Em 1909 chegou o testemunho a eles por intermédio dos servos de Deus, irmão Louis Francescon e Giacomo Lombardi, vindos de U. S. A. A Obra prosperou grandemente espalhando-se por quase todo o país; entretanto de uns tempos para cá, as coisas não seguiram como deviam seguir. Alguma cousa que não convém a sã doutrina infiltrou-se no meio da Igreja e entrou a desunião danificando a obra. Nas reuniões, como a que estamos assistindo aqui, deveríamos ter também um grande número de irmãos de todas as partes, mas pela divisão não foi possível isso, a divisão não serve. Ela não nos leva a nada bom; é permanecendo unidos que Deus agrega a nós os que devem ser salvos conforme Deus mandou Sua Palavra ainda nesta manhã “O dom perfeito desce do Alto”. Vós vos reunis sob estas palavras: Em Nome do Senhor Jesus e tudo é feito por Ele entre vós. Quanto a nós da Argentina, não queremos que a mão do Senhor se afaste de nós, mas sim que continue a nos levar avante.
- OBRA DE DEUS NO PARAGUAI
Já tem o Senhor Sua Obra em Assunção, Capital do Paraguai. Já foi efetuado o batismo e existe uma sala de oração onde diversas almas se congregam. Um dos irmãos batisado recentemente levantou-se e testemunhou perante todos nesta reunião dando graças a Deus, pela salvação de sua alma e pelo conhecimento dessa graça e pediu as nossas orações pela Obra de Deus naquele país.
- IRMÃOS BOLIVIANOS
Deu-se oportunidade a três futuros irmãos de La Paz, capital da Bolívia, pertencentes a uma seita evangélica de fundação estrangeira; eles se interessaram pela Obra de Deus, quando receberam o testemunho por um irmão que foi para aquele país, e quando há alguns meses se aprouve enviar um irmão ancião no meio deles, sentiam-se convertidos ao Senhor e desejaram vir assistir estas reuniões. Confessaram-se cheios de júbilo e consolação por ouvirem os benditos conselhos que Deus está enviado, desejando retornar logo para seu país afim de testemunharem o que viram e ouviram. Estão cansados de padecer sob o jugo humano, debaixo de ordens de pessoas que não tem a guia do Espírito Santo e que só visam auferir lucros pregando o Evangelho. Assim pedem nossas orações para que Deus estabeleça Sua Obra entre eles. Também o Senhor deu ao seu servo irmão ancião Luiz Sanches que visitou os dois países, Argentina e Bolívia há alguns meses atráz, em fazer um relato sobre a missão determinada da parte de Deus juntamente com o seu companheiro de ministério, irmão ancião Vitório Angare. Estiveram na Argentina (Buenos Aires e Mondeza) e nesta última localidade o Senhor deu de pôr em ordem todas as coisas conforme havia necessidade. Em Buenos Aires oraram ao Senhor e Este respondeu ser de Sua vontade que o irmão Ricardo Rebuffo viesse ao Brasil assistir esta reunião. Já em Janeiro deste ano o irmão ancião Luiz Sanches partiu para fazer batismo no Chile e na Bolívia, e em La Paz esteve atendendo a solicitação daquele grupo a que petencem estes três futuros irmãos bolivianos. Deus deu ao seu servo de ficar vários dias dando esclarecimentos e conselhos sobre como é esta graça e o que é a Obra de Deus. Vários deles louvavam a Deus e queriam romper com aquela organização imediatamente para obedecerem conforme os servos de Deus lhes estavam ensinando. Mas este com toda a prudência, aconselhou-os a ficarem provisoriamente como estavam até poderem vir a São Paulo e verem e ouvirem com seus próprios olhos o que é a Obra de Deus. Terão assim autoridade para orientar na verdadeira dotrina os que querem obedecer ao Senhor. Oremos por essas almas pois tem grande fome e sede de justiça; pelo que dizem, seus pastores não possuem alimento algum espiritual para lhes dar, somente lhes tiram o dinheiro.
- ORAR EM CASA DE IRMÃOS QUE TEM TELEVISÃO
Existem anciães e cooperadores que não oram em casa de irmãos que possuem televisão; não podemos ser tão rigorosos. Devemos ir orar sem olhar a essas coisas, assim como vamos orar para pessoas que não são crentes e não olhamos si existem rádio, televisão ou ídolos na parede ou à cabeceira da cama. Tem havido casos em que vamos a funerais de nossos irmãos, cuja família não é crente; os familiares colocam velas, crucifixos e todos os outros aparatos e, tem havido mesmo casos até em que o padre, após o serviço do funeral, entra para fazer o seu serviço. Não podemos impedir pois não podemos mandar nas casas dos outros. Isso não faz bem nem mal para o corpo do irmão que Deus levou, e não devemos ordenar que a irmandade saia da sala pois isso provocaria transtornos e confusão.
- RATEIOS
Os rateios eram feitos para atender necessidades momentâneas da Obra de Deus, porém não foram instituídos por meio de oração como comumente se faz para construções e outras necessidades. Determinaram os servos de Deus não permitir mais que os mesmos sejam feitos e nem que se use da Palavra rateio. Chegou a ser feito nesta Capital, num desses rateios até uma espécie de leilão e, assim começaram pelo espírito e acabaram pela carne, saindo fora da Palavra de Deus que nos recomenda: “não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita”. ....
- CASAMENTO SEM SER DA VONTADE DE DEUS EMBORA CRENTES
Também nos casamentos entre crentes, quando não é preparado por Deus, as pessoas não encontram bênçãos e as vezes até recebem pesados castigos. Houve o caso de uma irmã que, estando noiva com um incrédulo, sendo repreendida e exortada pela Palavra desfez aquele noivado. Pouco tempo depois começou a namorar um irmão nosso; pediram a confirmação pela Palavra e o Senhor lhes respondeu claramente que aquele casamento não era de Sua vontade; se insistisse, vindo a realisar essa união, a pesada mão de Deus os castigaria. Estes dois irmãos apesar desta Palavra, resolveram se casar e o cumprimento do que veio pela boca do servo de Deus realisou-se, nunca tiveram um dia de felicidade; passaram por tudo; miséria, fome e enfermidades sobre a filha e por fim o marido adoeceu com gravíssima moléstia que o deixou paralítico e quase à morte. A esposa, então ao pedir oração para o próprio servo que lera a Palavra, chegou até a lhe pedir perdão, por não haver obedecido ao que Deus mandara pela sua boca. Depois de ser apresentado em oração, o enfermo começou a melhorar e já está andando; este exemplo deve ser conhecido por todos e ficar patente a toda mocidade.
- CASAMENTOS NA IDOLATRIA
Quanto ao que foi dito que não devemos entrar em templos de ídolos, sabemos que o ídolo nada é, mas se um irmão nos vê entrar nesses lugares, será induzido a participar também da idolatria e o culto da idolatria é o culto de demônios. Ferindo assim a consciência dos fracos pecamos contra os irmãos. Não podemos ir à festa e participar nos manjares de casamento de quem casa na idolatria, todavia ressalvando-se o caso de um irmão cujos familiares não são crentes e há em sua casa um jantar por ocasião do casamento.
- UNÇÃO PARA DESVIADOS OU PARA AQUELES QUE SE CASAM COM EXTRANHOS Á FÉ
Quando somos solicitados a fazer unção para esses, deixemo-nos guiar pelo Senhor. Só Deus é quem sabe o íntimo da pessoa; às vezes pode ser que Ele já deu o arrependimento ao irmão ou à irmã e já foi ao encontro da pessoa. Ao ungirmos a um e deixarmos de ungir a outro não estamos livres de sermos criticados e murmurarem contra nós, porém somos servos de Deus e não do povo. Estamos prontos a servir ao povo em tudo, mas a nossa guia vem do Senhor. Devemos com referência aos que casam com incrédulo ou se desviam, considerar as circunstâncias que levaram as pessoas a taes situações, ninguém está livre de tentações e fraquezas, porém só o Senhor é potente para dar o perdão.
- LITÍGIO JUDICIAL
Deus nos tem sempre guiado desde o princípio desta Obra, a nunca entrarmos em litígio judicial. A Congregação nunca deve envolver-se em casos que tenham de ser levados à Justiça terrena. Nos casos que tem surgido, com referência a imóveis do patrimônio da Congregação e pessoas que não pertencem à irmandade temos o Senhor Jesus como nosso advogado. Ele sempre nos tem dado a vitória, melhor é confiar N’Ele do que nos homens. E temos como ensinamento que é melhor perdermos e abrirmos mão quanto ao que nos exigem, do que litigarmos; se nos pedem a túnica, devemos também dar a capa. Houve um caso que o terreno da irmandade estava sendo prejudicado em sua largura, o visinho pretendia se apoderar de uma faixa de setenta centímetros. Os irmãos e principalmente os procuradores, desatendendo a orientação do servo de Deus que atende a região, levaram o caso perante as autoridades, constituíram um advogado, dispenderam dinheiro e tiveram muitas contrariedades. Ao ter conhecimento do caso dois irmãos administradores dirigiram-se então a localidade, sustaram o processo e requereram seu arquivamento, explicando tamém às autoridades que aos procuradores de uma localidade não assiste o direito em abrir processos judiciais. Essa competência é da alçada do Presidente da Congregação, com a assistência do Conselho de Irmãos Anciães. No caso em referência vendeu-se aquela faixa de terra ao vizinho e assim, foi eliminado este tão grande transtorno que afligia a irmandade.
- APRESENTAÇÃO EM FORMA TEATRAL DE PASSAGENS BÍBLICAS EM CULTO
Temos conhecimento que, nas reuniões para jovens e menores durante o culto, em alguns lugares do interior de São Paulo, surgiu a novidade de se fazer representações em forma teatral de trechos bíblicos. Não se deve assim agir com a Palavra de Deus; Ela deve ser temida, reverenciada e obedecida. Não podemos deixar passar essas coisas, transformando em abominação a Verdade de Deus e incutindo nas crianças o espírito de teatro. Rejeitemos pois essas coisas que não são determinadas pelo Senhor.
- IRMÃOS PERTENCENTES AO MINISTÉRIO QUE NÃO GOSTAM DE TRABALHAR
Para ensinarmos aos outros temos que dar o exemplo; irmãos que se encontram no caso em referência, vivendo à custa da irmandade dão um péssimo testemunho. Cada um precisa trabalhar para sustento próprio e da sua família.
- COOPERADORES DO OFÍCIO MINISTERIAL, PREPARAR-SE PARA ENFERMEIRO
Chegou ao nosso conhecimento que um irmão cooperador está fazendo curso de enfermeiro para que, quando chamado por um irmão enfermo possa levar a Palavra da Fé e também o medicamento. Isso está errado; compete ao servo de Deus quando chamado, levar ao enfermo só a Palavra da Fé. Como é possível ministrar a fé juntamente com o medicamento? Si existe no cooperador o intento de se aproveitar de seu cargo ministerial para aplicar o medicamento, ele não pode exercer o ministério. Essa resolução entretanto não se aplica à aqueles que já antes de exercerem o ministério tinham a profissão de enfermeiro, farmacêutico, como temos entre os irmãos, onde até médicos tem sido dispertos a esta Graça.
- HINOS QUE NÃO CONSTAM DE NOSSOS HINÁRIOS
Se tem conhecimento que em várias congregações estão cantando hinos que não constam de nosso hinário. Até irmãos anciães tem escrito hinos e determinam que sejam cantados em cultos e batismos. Já temos sido ensinados a não cantar hinos que não constam do nosso hinário; está em andamento a compilação do novo hinário e estamos fazendo traduções de hinos de Italiano, Inglês e Espanhol. Quanto aos hinos que a irmandade envia quase nada se vem aproveitando para o novo hinário. Os músicos devem executar os hinos tocando só o que está escrito, sem aumentar nem diminuir nem fazer passagens nem floreados, e nem tocar em menor. As cousas de Deus são santas quer nas Congregações ou em outro qualquer lugar. Espera-se no novo hinário modificar a clave de fá de vários hinos que tenham o ritmo de valsa, procuraremos dar a eles um sentido mais sonoro.
- COOPERADORES QUE DÃO LIBERDADE DE PREGAÇÃO A PESSOAS EXTRANHAS A NOSSA FÉ
Já temos tido inúmeros ensinamentos com referência a essa parte, mas tem chegado a nosso conhecimento que irmãos cooperadores sem entendimento dão liberdade a pastores ou quaisquer pregadores em ler perante o povo. Não é permitido, de maneira alguma. Somos responsáveis pelas ovelhas que Deus nos tem confiado e se alguns desses pregadores insuflarem no coração do povo de um veneno, ou uma nova doutrina, Deus pedirá contas a nós. Sejamos intransigentes e vigilantes nesta parte, caros irmãos, e não permitamos em hipótese alguma, que taes fatos se registrem. Quando algumas dessas pessoas, seja reverendos, pastores ou quem quer que seja nos visitarem, expliquemos-lhes claramente que podem nos visitar e ouvir a Palavra, porém quanto a pregar ou se manifestar não é permitido nem o povo aceita.
- OUVIR PREGAÇÕES EM RÁDIO OU TV
Nós temos a guia do Espírito Santo, não tendo necessidade assim em ouvir pregações por rádio, televisão, jornais e revistas. Não nos traz bom resultado ouvirmos, termos ou lermos essas propagandas que estão completamente fora da vontade de Deus. Temos que estar sempre acertados que é Deus que nos revela pela Sua Palavra para a distribuirmos ao Seu povo. Se nossa mente está cheia daquilo que temos ouvido pelo rádio, ou lido nas revistas e jornais, que alimento iremos dar ao povo? Iremos dar-lhes o alimento falso, já que muitas vezes calam em nossa mente o que temos ouvido, visto ou lido.
= ATA DA REUNIÃO EXTRA PARA AS IRMÃS ORGANISTAS REALIZADA A 22 DE SETEMBRO DE 1962
Às quatorze horas e vinte minutos iniciou-se esta Reunião, em Nome do Senhor Jesus, estando presentes os irmãos Anciães João Finotti, Luiz Sanches e Luciano Carbone, o irmão Miguel Oliva, auxiliar de Encarregado Geral das Orquestras, assim como alguns encarregados de Orquestra e demais irmãos, bem como irmãs organistas da Capital e arredores....
- REGULARIZAÇÃO DO SISTEMA DE EXECUTAR A MEIA HORA
Diversos servos de Deus tem comentado que, em muitas Congregações, as irmãs organistas executam os hinos da meia hora antes do culto, de uma maneira incompreensível e inadequada. Exageram no colorido, tocando às vezes muito alto; floreiam muito; empregam demasiada expressão. O hino acaba ficando irreconhecível. Quem ouve não sabe qual é o hino que estão tocando. Na Reunião de Encarregados de Orquestra deste ano tratou-se deste ponto importante, ou seja, o de se recomendar a todas as irmãs organistas a tocarem de modo mais claro, mais suave de maneira mais apropriada. É necessário que todas procurem tocar essa meia hora de maneira conveniente. Não é preciso tanto floreado, nem tanto colorido e nem muita interpretação; isso não se coaduna com o momento. ....
O QUE VOCÊ ACHA DO CONTEUDO DO BLOG?
domingo, 25 de dezembro de 2011
sábado, 17 de dezembro de 2011
ENTREVISTA, DE UM PADRE AO UM ANCIÃO DA CCB DECADA DE 90
Extraida de uma gravação em fita K-7
PADRE: - O senhor pode falar para nós bem rapidamente, a história da Igreja? O senhor agora a pouco falava que a Igreja é realmente a origem da Igreja Católica. É isso?
ANCIÃO: - Nós podemos afirmar que a doutrina, a sã doutrina, cujo o fundamento é Jesus Cristo, através da doutrina apostólica, hoje executada dentro da Congregação Cristã no Brasil, porque ela está no Brasil, é aquela originária da escritura sagrada vivida nos primeiros dias da igreja, antes das inovações nela implantadas tais como: batismo de criança, rosário, assunção de Maria, vela, água benta, missa para os mortos, cobrança de indulgências; que dava direito de ser perdoado os pecados, purgatório, limbo. Que são dogmas completamente anti - bíblico, então, até que estas coisas fossem introduzidas, todas estas coisas, antes que elas existissem, então a Congregação Cristã no Brasil se assemelharia exatamente à doutrina, hoje dita romana, mas naquela época, então, Igreja Cristã, como é a Congregação Cristã.----------------
PADRE: - E essa Igreja nasceu no Pentecostes também?
ANCIÃO: - Não, a Igreja nasceu em Jesus Cristo. O derramamento do espírito Santo foi no dia de Pentecostes. Pentecostes era uma festa judaica comemorada 50 dias depois da Páscoa . Cristo permaneceu 40 dias vivo entre os Seus Santos e subindo aos céus, na ascensão aos céus, estão Ele no dia de Pentecostes, que prova que foi 10 dias após a Sua subida aos céus , Ele derramou sobre a Igreja o Espírito Santo, para que tivesse a liberdade de iniciar a missão que propagaria pelo mundo, levando o evangelho que é chamado de boas novas de alegria, acompanhado com a doutrina contida nas cartas apostólicas, nos Atos dos apóstolos, que registra os acontecimentos da igreja primitiva e que hoje pela Graça de Deus, na Congregação Cristã no Brasil, conferimos, é exatamente igual. Por isso nós dizemos, a Congregação Cristã no Brasil é a Igreja na sua origem.----------------
PADRE: - A Igreja tem assim, um resumo de doutrina, além é lógico, a de Jesus Cristo que segue?
ANCIÃO: - Nós temos artigos de fé, nós temos 12 artigos de fé. Que são pontos básicos de doutrina. Entre eles podemos dizer que: cremos em Deus, o Seu filho Jesus Cristo, no Espírito Santo, portanto a Trindade, os três num só. Cremos. Nós cremos na bíblia como a infalível palavra de Deus, nós cremos no batismo nas águas por imersão, como Jesus Cristo recebeu o batismo pelas mãos do profeta João Batista. Nós cremos na promessa do Espírito Santo, que o crente recebe como um dom de Deus e nós cremos na necessidade de nos abster do sangue, da carne sufocada, da idolatria, porque nós não fabricamos imagens de escultura, não adoramos as mesmas e esses santos que neles nós cremos, porem não os adoramos, cremos neles, porem a eles não devemos nada, a não ser de que eles foram instrumentos de Deus para que chegasse a nós os conhecimentos das sagradas escrituras, porem não os adoramos mas cremos em todos eles. Nos abstemos da fornicação, da prostituição, ou seja, o homem tem a sua esposa e a esposa tenha o seu marido, que são pontos fundamentais nas escrituras sagradas. Nós cremos no milênio, nos cremos na volta de nosso Senhor Jesus Cristo para levar a Sua Igreja e nós cremos na existência de um novo céu e nova terra, para aqueles que estiverem dentro da sã doutrina, deixada por Cristo sobre a terra.
----------------
PADRE: - Então essa seria a doutrina? Muito bem! Dentro dessa doutrina uma coisa que vocês dão bastante foque é a bíblia. A bíblia representa algo bastante sagrado na Igreja, não é ?
ANCIÃO: - A bíblia sagrada é tudo. Tanto é que nós temos o nosso hinário que é a bíblia cantada, nós não temos outro livro dentro da Igreja a não ser a bíblia sagrada, única. E adotamos dentro da Congregação uma única versão, que é a versão João Ferreira de Almeida, Padre João Ferreira de Almeida, justamente para que toda a irmandade possa acompanhar a leitura, se fosse outra versão, seria outra versão, mas como esta é de fácil assimilação para o povo, então se adotou a versão João Ferreira de Almeida e irmandade adquire pelo preço de custo de norte a sul, de leste a oeste do Brasil, exatamente sem um centavo de lucro é distribuída para a nossa irmandade, que adquire pelo preço de custo de norte a sul, de leste a oeste do Brasil, exatamente sem um centavo de lucro, é distribuída para a nossa irmandade , que adquire e então por ela acompanha a leitura e exposição da Palavra, nos cultos que se prestam a Deus.----------------
PADRE: - Na Igreja Congregação Cristã no Brasil existe sacramentos?
ANCIÃO: - Se formos chamar de sacramento, existe o batismo, que após os 12 anos, porque Cristo nunca mandou batizar criança, ele disse: " pregai o evangelho a toda criatura ", e nós não vamos a maternidade pregar para criança e nem batizamos crianças. Ele disse: " pregai o evangelho a toda criatura, quem crer...", e para crer precisa ser adulto, porque criança não tem noção das coisas. Então realizamos o batismo para adultos, que seria um sacramento.
----------------
PADRE: - Qual o sentido do sacramento, ou melhor, do batismo?
ANCIÃO: - O batismo é para o perdão dos pecados. O batismo sempre foi para o arrependimento e remissão dos pecados. Não é as águas que perdoam os pecados, nas águas a pessoa confessa a sua crença no Deus vivo e na doutrina de Cristo, nasce da água e do Espírito através da palavra e sela na sua fé sendo batizado nas águas. E o segundo sacramento, que então podemos denominar, seria a Santa Ceia, que é celebrada com pão e com vinho, como na sua origem. Nós não usamos de um outro ingrediente qualquer, toda a irmandade participa realmente da Santa Ceia com pão e vinho, como o Senhor disse: " tomai e comei, este é o meu corpo, tomai e bebei ,este é o meu sangue ".
----------------PADRE: - E a salvação, só existe dentro da Igreja Congregação Cristã no Brasil?
ANCIÃO: - Nela está a Sã doutrina, que não está nas seitas, porque as seitas e religiões vivem às custas de dinheiro e de montar interesses próprios e divisões e adquirir rádios, adquirir televisão, cultos em praças públicas, movimentando e explorando a ignorância do povo, que lamentavelmente não conhece a escritura sagrada. Na Congregação Cristão no Brasil, pela Graça de Deus, não se cobra um centavo de ninguém, contribuição se lá existe é voluntária, porque Cristo disse: " dai de graça o que de graça recebestes."
----------------
PADRE: - O senhor também já foi católico. Hoje, como que o senhor vê a Igreja romana?
ANCIÃO: - A igreja romana a gente vê ela ligada a Roma, a um homem, falível com um nome de infalível. Nós não vemos na figura do homem de Roma a figura de Pedro, o pescador da Galiléia, que não quis ser adorado por Cornélio, o centurião, quando prostrando-se aos seus pés Pedro disse: " levanta-te Cornélio, eu também sou homem como tu, adora a Deus." Portanto nós adoramos a Deus e não nos vinculamos a homem, idolatrando-o como também as imagens, nós não os idolatramos. A igreja romana nós vemos ela completamente deturpada das suas origens, a igreja católica perdeu o rumo, mais ou menos no terceiro de sua existência, quando no império romano houve interesses políticos, que adentraram à Igreja em troca de favores e a partir daqueles favores prestados, misturou-se doutrina com Estado e com política e dali para frente ela destrilhou – se e deixou de ser a Sã doutrina, que Cristo havia deixado sobre a terra. E previsto profeticamente pelo apóstolo Paulo que dizia: " depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos devoradores...", e disse também Timóteo: " ele voltarão às fábulas, voltarão às mentiras , levantarão para si doutores segundo suas próprias concupcências e desviarão os ouvidos da verdade e voltarão às fábulas ." Foi exatamente isso que aconteceu e lamentavelmente a Igreja romana aonde eu estive até a idade em que a bíblia sagrada indicada pelo próprio catecismo e na decepção tão grande que eu levei, ao comparar o catecismo com o teor da escritura sagrada, então eu preferi ficar com a escritura sagrada.----------------
PADRE: - Senhor Ancião, hoje aqui no Brasil há uma preocupação bastante séria com as seitas, infelizmente. E muito dessas seitas ainda usam o nome de Cristo para pregar, o senhor até já comentou ali atras, que usam inclusive para montar mais templos, o dinheiro exatamente, o materialismo existe aí. Como que o senhor vê o crescimento tão grande das seitas, o porque será disso aí ?
ANCIÃO: -É o interesse. Interesse monetário, divisão de ideologias, mas nós devemos lembrar do que Cristo disse: " nem todo aquele que diz Senhor, Senhor entrará no reino dos céus. Pelos seus frutos os conhecereis, parecem ovelhas, mas são lobos devoradores ". O interesse realmente da salvação é uma coisa secundária, em primeiro lugar está a formação do patrimônio dos titulares de tais denominações.
----------------
PADRE: - E hoje, é possível ainda o ecumenismo, principalmente das Igrejas Cristãs ?
ANCIÃO: - O ecumenismo. Nós já fomos convidados como anciães, para nos juntar, inclusive através de um reverendo da igreja Luterana, nos procurava para que fizéssemos união a ele como mediador de um sacerdote. Aí fomos conferir os pontos de doutrina para ver se havia alguma possibilidade, mas nos esbarramos de cara no batismo, porque a Igreja batiza criança, a romana, dizendo que o batismo está no lugar da circuncisão. E nós poderemos de modo algum concordar com isso, porque na circuncisão, Deus mandava o homem ser circuncidado ao oitavo dia, mas o batismo Cristo foi bem categórico, em dizer: " aquele que crer e for batizado...", nada tem a ver circuncisão com batismo. Quer dizer esbarrando nesse primeiro ponto, lamentavelmente hoje, não existe condição da Congregação Cristã no Brasil unir-se com a qualquer denominação. Ela é, e será livre e independente de política e de qualquer tipo de religião ou seita. Ela é o caminho de Deus, a Sã doutrina, que conduz a aquele que crer em Jesus Cristo a vida eterna.----------------
PADRE: - E como o senhor vê o celibato dentro da Igreja católica?
ANCIÃO: - O celibato é anti – bíblico, capítulo 3 de Timóteo diz assim: " o que deseja o episcopado excelente obra deseja. Convém que o bispo seja irrepreensível, não dado ao vinho, não espancador, de torpe ganância, mas ele deve ser casado, Ter seus filhos em sujeição, viver na modéstia, dominar bem sua casa. Porque se ele não souber cuidar da sua própria família, como poderá Ter cuidado da Igreja de Deus? ". Como que poderá uma pessoa que não constituiu família aconselhar o filho dos outros? quando ele nem conhece a experiência de família?. Então isso aí é anti – bíblico e então esse dogma do celibato é contra a própria natureza, porque Deus deixou o homem a unir-se com uma mulher e a mulher a unir – se ao homem. Porque Ele mesmo disse: " Não convém que o homem fique sozinho, far-lhe-ei uma adjutora ". Então o celibato é anti – bíblico, total e categoricamente.----------------
PADRE: - E como que a Igreja Congregação Cristã vê Maria, é a mãe de Deus, ou simplesmente uma mulher que foi instrumento de Deus ?
ANCIÃO: - Maria foi instrumento de Deus. Deus naturalmente não iria escolher uma pecadora, escolheu uma Santa e nós reconhecemos a santidade de Maria. Agora há de se convir, que Maria deu a Jesus a natureza humana, como carne e como mulher, mas a natureza divina ela não deu a Cristo, porque Cristo já existia desde a fundação do mundo. Então Cristo trouxe a natureza divina do Pai e não deve – se nada a Maria, porque Deus não deve nada a carne e não deve a Maria. E quando Maria achou – se concebida do Espírito Santo, ela não disse: sou senhora. Ela louvou a Deus como serva e achando – se agraciada e que Deus fizesse com ela aquela obra tão grandiosa, vendo – a como instrumento para que ela fosse, então no seu ventre, gerado pelo Espírito Santo, o rei da glória , Jesus Cristo filho de Deus. Para que Ele como filho manifesto na carne, pudesse se chamar verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Porém Maria , respeitamos ela e inclusive, cumprimos o único mandamento que ela nos deu que está no capítulo 02 de S. João, nas bodas de Caná da Galiléia, cujo Caná da Galiléia eu estive lá e conheço a cidade, e ela deu o mandamento: " fazei tudo o que Ele vos disser ", porque ela foi falar com Cristo porque não tinha vinho e Ele disse: " que tenho eu contigo mulher, ainda não é chegada a minha hora ", e ela disse: " fazei tudo o que Ele vos disser ". E realmente nós estamos fazendo tudo o que Cristo nos disse porque Maria mandou o que Cristo nos mandou fazer.----------------
PADRE: - Independente das imagens e esculturas que nas Igrejas católicas existem, o senhor acredita que esses santos estão no céu realmente? Por exemplo: Santo Agostinho, São Francisco de Assis e tantos outros ?
ANCIÃO: - Cristo disse cap.03 de S. João: " ninguém subiu ao céu, quem desceu do céu, o filho do homem que voltou novamente para o céu ". Cristo é o único que veio e voltou novamente para o céus. Quando Ele levar a Sua igreja para os céus, Ele vai levar todos, desde Abel até Zacarias, morto entre o alpendre e o altar, como a serviço de Deus. Os Santos apóstolos, os Santos da atualidade e a própria Maria serva de Deus, ela irá no céu junto com a Igreja, porque não houve ainda a ressurreição dos mortos. Cristo é a primícia dos que dormem. Todos quantos morreram em Cristo só serão ressuscitados na volta, todos os Santos profetas, apóstolos, inclusive Maria.----------------
PADRE: - E até agora, onde estão todos estes que morreram em Cristo? Como Maria por exemplo ?
ANCIÃO: - Estão em um lugar reservado por Deus, segundo as escrituras sagradas , até nos fala o livro de Apocalipse que os Santos reclamavam, certamente num símbolo, dizendo: " até quando Senhor terá a nossa alma aqui nesse lugar e não vingas o nosso sangue derramado pelo amor da tua obra ". E Deus disse: " tenhais paciência, aquietais por mais um pouco até que complete o número dos escolhidos ".----------------
PADRE: - Como será o fim do mundo , existirá realmente? Será com água , será com fogo , como será?
ANCIÃO: - O fim do mundo segundo as escrituras sagradas: " o céus e a terra que agora existem se reservam para o fogo ". Como exemplo de Sodoma e Gomorra que já pereceram pelo fogo, assim será o mundo também destruído e junto com ele serão destruídos os homens do pecado, o diabo, Satanás e todos os anjos caídos. O inferno não foi construído para o homem, foi construído para o diabo e seus anjos, só que os homens que não obedecerem a Deus irão morar com o diabo.
PADRE: - O senhor pode falar para nós bem rapidamente, a história da Igreja? O senhor agora a pouco falava que a Igreja é realmente a origem da Igreja Católica. É isso?
ANCIÃO: - Nós podemos afirmar que a doutrina, a sã doutrina, cujo o fundamento é Jesus Cristo, através da doutrina apostólica, hoje executada dentro da Congregação Cristã no Brasil, porque ela está no Brasil, é aquela originária da escritura sagrada vivida nos primeiros dias da igreja, antes das inovações nela implantadas tais como: batismo de criança, rosário, assunção de Maria, vela, água benta, missa para os mortos, cobrança de indulgências; que dava direito de ser perdoado os pecados, purgatório, limbo. Que são dogmas completamente anti - bíblico, então, até que estas coisas fossem introduzidas, todas estas coisas, antes que elas existissem, então a Congregação Cristã no Brasil se assemelharia exatamente à doutrina, hoje dita romana, mas naquela época, então, Igreja Cristã, como é a Congregação Cristã.----------------
PADRE: - E essa Igreja nasceu no Pentecostes também?
ANCIÃO: - Não, a Igreja nasceu em Jesus Cristo. O derramamento do espírito Santo foi no dia de Pentecostes. Pentecostes era uma festa judaica comemorada 50 dias depois da Páscoa . Cristo permaneceu 40 dias vivo entre os Seus Santos e subindo aos céus, na ascensão aos céus, estão Ele no dia de Pentecostes, que prova que foi 10 dias após a Sua subida aos céus , Ele derramou sobre a Igreja o Espírito Santo, para que tivesse a liberdade de iniciar a missão que propagaria pelo mundo, levando o evangelho que é chamado de boas novas de alegria, acompanhado com a doutrina contida nas cartas apostólicas, nos Atos dos apóstolos, que registra os acontecimentos da igreja primitiva e que hoje pela Graça de Deus, na Congregação Cristã no Brasil, conferimos, é exatamente igual. Por isso nós dizemos, a Congregação Cristã no Brasil é a Igreja na sua origem.----------------
PADRE: - A Igreja tem assim, um resumo de doutrina, além é lógico, a de Jesus Cristo que segue?
ANCIÃO: - Nós temos artigos de fé, nós temos 12 artigos de fé. Que são pontos básicos de doutrina. Entre eles podemos dizer que: cremos em Deus, o Seu filho Jesus Cristo, no Espírito Santo, portanto a Trindade, os três num só. Cremos. Nós cremos na bíblia como a infalível palavra de Deus, nós cremos no batismo nas águas por imersão, como Jesus Cristo recebeu o batismo pelas mãos do profeta João Batista. Nós cremos na promessa do Espírito Santo, que o crente recebe como um dom de Deus e nós cremos na necessidade de nos abster do sangue, da carne sufocada, da idolatria, porque nós não fabricamos imagens de escultura, não adoramos as mesmas e esses santos que neles nós cremos, porem não os adoramos, cremos neles, porem a eles não devemos nada, a não ser de que eles foram instrumentos de Deus para que chegasse a nós os conhecimentos das sagradas escrituras, porem não os adoramos mas cremos em todos eles. Nos abstemos da fornicação, da prostituição, ou seja, o homem tem a sua esposa e a esposa tenha o seu marido, que são pontos fundamentais nas escrituras sagradas. Nós cremos no milênio, nos cremos na volta de nosso Senhor Jesus Cristo para levar a Sua Igreja e nós cremos na existência de um novo céu e nova terra, para aqueles que estiverem dentro da sã doutrina, deixada por Cristo sobre a terra.
----------------
PADRE: - Então essa seria a doutrina? Muito bem! Dentro dessa doutrina uma coisa que vocês dão bastante foque é a bíblia. A bíblia representa algo bastante sagrado na Igreja, não é ?
ANCIÃO: - A bíblia sagrada é tudo. Tanto é que nós temos o nosso hinário que é a bíblia cantada, nós não temos outro livro dentro da Igreja a não ser a bíblia sagrada, única. E adotamos dentro da Congregação uma única versão, que é a versão João Ferreira de Almeida, Padre João Ferreira de Almeida, justamente para que toda a irmandade possa acompanhar a leitura, se fosse outra versão, seria outra versão, mas como esta é de fácil assimilação para o povo, então se adotou a versão João Ferreira de Almeida e irmandade adquire pelo preço de custo de norte a sul, de leste a oeste do Brasil, exatamente sem um centavo de lucro é distribuída para a nossa irmandade, que adquire pelo preço de custo de norte a sul, de leste a oeste do Brasil, exatamente sem um centavo de lucro, é distribuída para a nossa irmandade , que adquire e então por ela acompanha a leitura e exposição da Palavra, nos cultos que se prestam a Deus.----------------
PADRE: - Na Igreja Congregação Cristã no Brasil existe sacramentos?
ANCIÃO: - Se formos chamar de sacramento, existe o batismo, que após os 12 anos, porque Cristo nunca mandou batizar criança, ele disse: " pregai o evangelho a toda criatura ", e nós não vamos a maternidade pregar para criança e nem batizamos crianças. Ele disse: " pregai o evangelho a toda criatura, quem crer...", e para crer precisa ser adulto, porque criança não tem noção das coisas. Então realizamos o batismo para adultos, que seria um sacramento.
----------------
PADRE: - Qual o sentido do sacramento, ou melhor, do batismo?
ANCIÃO: - O batismo é para o perdão dos pecados. O batismo sempre foi para o arrependimento e remissão dos pecados. Não é as águas que perdoam os pecados, nas águas a pessoa confessa a sua crença no Deus vivo e na doutrina de Cristo, nasce da água e do Espírito através da palavra e sela na sua fé sendo batizado nas águas. E o segundo sacramento, que então podemos denominar, seria a Santa Ceia, que é celebrada com pão e com vinho, como na sua origem. Nós não usamos de um outro ingrediente qualquer, toda a irmandade participa realmente da Santa Ceia com pão e vinho, como o Senhor disse: " tomai e comei, este é o meu corpo, tomai e bebei ,este é o meu sangue ".
----------------PADRE: - E a salvação, só existe dentro da Igreja Congregação Cristã no Brasil?
ANCIÃO: - Nela está a Sã doutrina, que não está nas seitas, porque as seitas e religiões vivem às custas de dinheiro e de montar interesses próprios e divisões e adquirir rádios, adquirir televisão, cultos em praças públicas, movimentando e explorando a ignorância do povo, que lamentavelmente não conhece a escritura sagrada. Na Congregação Cristão no Brasil, pela Graça de Deus, não se cobra um centavo de ninguém, contribuição se lá existe é voluntária, porque Cristo disse: " dai de graça o que de graça recebestes."
----------------
PADRE: - O senhor também já foi católico. Hoje, como que o senhor vê a Igreja romana?
ANCIÃO: - A igreja romana a gente vê ela ligada a Roma, a um homem, falível com um nome de infalível. Nós não vemos na figura do homem de Roma a figura de Pedro, o pescador da Galiléia, que não quis ser adorado por Cornélio, o centurião, quando prostrando-se aos seus pés Pedro disse: " levanta-te Cornélio, eu também sou homem como tu, adora a Deus." Portanto nós adoramos a Deus e não nos vinculamos a homem, idolatrando-o como também as imagens, nós não os idolatramos. A igreja romana nós vemos ela completamente deturpada das suas origens, a igreja católica perdeu o rumo, mais ou menos no terceiro de sua existência, quando no império romano houve interesses políticos, que adentraram à Igreja em troca de favores e a partir daqueles favores prestados, misturou-se doutrina com Estado e com política e dali para frente ela destrilhou – se e deixou de ser a Sã doutrina, que Cristo havia deixado sobre a terra. E previsto profeticamente pelo apóstolo Paulo que dizia: " depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos devoradores...", e disse também Timóteo: " ele voltarão às fábulas, voltarão às mentiras , levantarão para si doutores segundo suas próprias concupcências e desviarão os ouvidos da verdade e voltarão às fábulas ." Foi exatamente isso que aconteceu e lamentavelmente a Igreja romana aonde eu estive até a idade em que a bíblia sagrada indicada pelo próprio catecismo e na decepção tão grande que eu levei, ao comparar o catecismo com o teor da escritura sagrada, então eu preferi ficar com a escritura sagrada.----------------
PADRE: - Senhor Ancião, hoje aqui no Brasil há uma preocupação bastante séria com as seitas, infelizmente. E muito dessas seitas ainda usam o nome de Cristo para pregar, o senhor até já comentou ali atras, que usam inclusive para montar mais templos, o dinheiro exatamente, o materialismo existe aí. Como que o senhor vê o crescimento tão grande das seitas, o porque será disso aí ?
ANCIÃO: -É o interesse. Interesse monetário, divisão de ideologias, mas nós devemos lembrar do que Cristo disse: " nem todo aquele que diz Senhor, Senhor entrará no reino dos céus. Pelos seus frutos os conhecereis, parecem ovelhas, mas são lobos devoradores ". O interesse realmente da salvação é uma coisa secundária, em primeiro lugar está a formação do patrimônio dos titulares de tais denominações.
----------------
PADRE: - E hoje, é possível ainda o ecumenismo, principalmente das Igrejas Cristãs ?
ANCIÃO: - O ecumenismo. Nós já fomos convidados como anciães, para nos juntar, inclusive através de um reverendo da igreja Luterana, nos procurava para que fizéssemos união a ele como mediador de um sacerdote. Aí fomos conferir os pontos de doutrina para ver se havia alguma possibilidade, mas nos esbarramos de cara no batismo, porque a Igreja batiza criança, a romana, dizendo que o batismo está no lugar da circuncisão. E nós poderemos de modo algum concordar com isso, porque na circuncisão, Deus mandava o homem ser circuncidado ao oitavo dia, mas o batismo Cristo foi bem categórico, em dizer: " aquele que crer e for batizado...", nada tem a ver circuncisão com batismo. Quer dizer esbarrando nesse primeiro ponto, lamentavelmente hoje, não existe condição da Congregação Cristã no Brasil unir-se com a qualquer denominação. Ela é, e será livre e independente de política e de qualquer tipo de religião ou seita. Ela é o caminho de Deus, a Sã doutrina, que conduz a aquele que crer em Jesus Cristo a vida eterna.----------------
PADRE: - E como o senhor vê o celibato dentro da Igreja católica?
ANCIÃO: - O celibato é anti – bíblico, capítulo 3 de Timóteo diz assim: " o que deseja o episcopado excelente obra deseja. Convém que o bispo seja irrepreensível, não dado ao vinho, não espancador, de torpe ganância, mas ele deve ser casado, Ter seus filhos em sujeição, viver na modéstia, dominar bem sua casa. Porque se ele não souber cuidar da sua própria família, como poderá Ter cuidado da Igreja de Deus? ". Como que poderá uma pessoa que não constituiu família aconselhar o filho dos outros? quando ele nem conhece a experiência de família?. Então isso aí é anti – bíblico e então esse dogma do celibato é contra a própria natureza, porque Deus deixou o homem a unir-se com uma mulher e a mulher a unir – se ao homem. Porque Ele mesmo disse: " Não convém que o homem fique sozinho, far-lhe-ei uma adjutora ". Então o celibato é anti – bíblico, total e categoricamente.----------------
PADRE: - E como que a Igreja Congregação Cristã vê Maria, é a mãe de Deus, ou simplesmente uma mulher que foi instrumento de Deus ?
ANCIÃO: - Maria foi instrumento de Deus. Deus naturalmente não iria escolher uma pecadora, escolheu uma Santa e nós reconhecemos a santidade de Maria. Agora há de se convir, que Maria deu a Jesus a natureza humana, como carne e como mulher, mas a natureza divina ela não deu a Cristo, porque Cristo já existia desde a fundação do mundo. Então Cristo trouxe a natureza divina do Pai e não deve – se nada a Maria, porque Deus não deve nada a carne e não deve a Maria. E quando Maria achou – se concebida do Espírito Santo, ela não disse: sou senhora. Ela louvou a Deus como serva e achando – se agraciada e que Deus fizesse com ela aquela obra tão grandiosa, vendo – a como instrumento para que ela fosse, então no seu ventre, gerado pelo Espírito Santo, o rei da glória , Jesus Cristo filho de Deus. Para que Ele como filho manifesto na carne, pudesse se chamar verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Porém Maria , respeitamos ela e inclusive, cumprimos o único mandamento que ela nos deu que está no capítulo 02 de S. João, nas bodas de Caná da Galiléia, cujo Caná da Galiléia eu estive lá e conheço a cidade, e ela deu o mandamento: " fazei tudo o que Ele vos disser ", porque ela foi falar com Cristo porque não tinha vinho e Ele disse: " que tenho eu contigo mulher, ainda não é chegada a minha hora ", e ela disse: " fazei tudo o que Ele vos disser ". E realmente nós estamos fazendo tudo o que Cristo nos disse porque Maria mandou o que Cristo nos mandou fazer.----------------
PADRE: - Independente das imagens e esculturas que nas Igrejas católicas existem, o senhor acredita que esses santos estão no céu realmente? Por exemplo: Santo Agostinho, São Francisco de Assis e tantos outros ?
ANCIÃO: - Cristo disse cap.03 de S. João: " ninguém subiu ao céu, quem desceu do céu, o filho do homem que voltou novamente para o céu ". Cristo é o único que veio e voltou novamente para o céus. Quando Ele levar a Sua igreja para os céus, Ele vai levar todos, desde Abel até Zacarias, morto entre o alpendre e o altar, como a serviço de Deus. Os Santos apóstolos, os Santos da atualidade e a própria Maria serva de Deus, ela irá no céu junto com a Igreja, porque não houve ainda a ressurreição dos mortos. Cristo é a primícia dos que dormem. Todos quantos morreram em Cristo só serão ressuscitados na volta, todos os Santos profetas, apóstolos, inclusive Maria.----------------
PADRE: - E até agora, onde estão todos estes que morreram em Cristo? Como Maria por exemplo ?
ANCIÃO: - Estão em um lugar reservado por Deus, segundo as escrituras sagradas , até nos fala o livro de Apocalipse que os Santos reclamavam, certamente num símbolo, dizendo: " até quando Senhor terá a nossa alma aqui nesse lugar e não vingas o nosso sangue derramado pelo amor da tua obra ". E Deus disse: " tenhais paciência, aquietais por mais um pouco até que complete o número dos escolhidos ".----------------
PADRE: - Como será o fim do mundo , existirá realmente? Será com água , será com fogo , como será?
ANCIÃO: - O fim do mundo segundo as escrituras sagradas: " o céus e a terra que agora existem se reservam para o fogo ". Como exemplo de Sodoma e Gomorra que já pereceram pelo fogo, assim será o mundo também destruído e junto com ele serão destruídos os homens do pecado, o diabo, Satanás e todos os anjos caídos. O inferno não foi construído para o homem, foi construído para o diabo e seus anjos, só que os homens que não obedecerem a Deus irão morar com o diabo.
domingo, 13 de novembro de 2011
RESPOSTA, AO QUE SE INTITULA PASTOR ABILIO SANTANA.
http://www.youtube.com/watch?v=pqPGbbcJRB0
Caros Amigos Leitores, o conhecido Pastor Abilio Santana, fez algumas afirmações com referencia a Congregação No Brasil, que merecem ser refutadas.
No video apresentado, ele cita Francesco, primeiramente quero informa-lo de seu total desconhecimento histórico religioso com relação a Congregação Cristã no Brasil, não é Francesco conforme ele afirma é LOUIS FRANCESCON, o Mesmo não se considera nem é considerado fundador de nenhuma denominação ele apenas foi um INSTRUMENTO nas Mãos de DEUS, quem fundou a IGREJA, foi JESUS CRISTO, que derramou seu preciso sangue no madeiro da Cruz. das questão apresentadas no video que são 03 vejamos:
O referido pastor, debocha da CCB pois a mesma tem por pratica orar de Joelhos, conforme nosso Estatuto e 12 Artigos de fé e conduta nossa unica autoridade é a Biblia convido ao caro Abilio, a examinar mais e buscar a luz do Espirito Santo pois sua afirmações são infundadas, e por falta de conhecimento voçe erra e engana o povo também, mas quem tem o Espirito de DEUS não será enganado por suas falsas afrmações.
O Mesmo se refere de modo perjorativo quando se trata da oração de Joelhos, porém se esquece que nehum versiculo deve ser tomado isoladamente, o mesmo cita Ezequias, Jonas entre outros quem não oraram de Joelhos, é verdade DEUS nos ouve independente da posição de nosso corpo, porém em NÓS DEVE ESTAR O RECONHECIMENTO QUE PERANTE A DIVINA MAJESTADE TODO JOELHO SE DOBRARÁ, havendo em nós condição fisica tomamos exemplos dos primitivos, na Congregação Cristã se ora em pé somente em extrema necessidade, ( Aguas do Batismo ou impossibilidade Fisica) também oramos sentando quando cantamos o hino 31 do Hinário de louvores e suplicas há DEUS, este hino é o Pai Nosso Cantado. Porem como Regra, nos prostramos pois assim a Biblia ensina vejamos: O SENHOR JESUS É NOSSO MODELO SANTO E PERFEITO E ELE SENDO O VERBO ETERNO OROU DE JOELHOS DEMONSTRANDO QUE DEVEMOS SER HUMILDES E NOS PROSTRAR PERANTE O PAI ETERNO.
E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram.
E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação.
E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.
Lucas 22:39-43
PAULO TAMBÉM ORAVA COM JOELHOS EM TERRA.
Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Efésios 3:14 .
Assim sendo o Abilio Santana levanta estas Criticas não está se levantando contra a CCB mas CONTRA A PALAVRA DE DEUS.
QUESTÃO OSCULO, o mesmo diz que osculo é um costume e é facultativo, será que é isso que a Biblia diz? Paulo escreve em sua Carta em 1º aos Corintios
Caros Amigos Leitores, o conhecido Pastor Abilio Santana, fez algumas afirmações com referencia a Congregação No Brasil, que merecem ser refutadas.
No video apresentado, ele cita Francesco, primeiramente quero informa-lo de seu total desconhecimento histórico religioso com relação a Congregação Cristã no Brasil, não é Francesco conforme ele afirma é LOUIS FRANCESCON, o Mesmo não se considera nem é considerado fundador de nenhuma denominação ele apenas foi um INSTRUMENTO nas Mãos de DEUS, quem fundou a IGREJA, foi JESUS CRISTO, que derramou seu preciso sangue no madeiro da Cruz. das questão apresentadas no video que são 03 vejamos:
O referido pastor, debocha da CCB pois a mesma tem por pratica orar de Joelhos, conforme nosso Estatuto e 12 Artigos de fé e conduta nossa unica autoridade é a Biblia convido ao caro Abilio, a examinar mais e buscar a luz do Espirito Santo pois sua afirmações são infundadas, e por falta de conhecimento voçe erra e engana o povo também, mas quem tem o Espirito de DEUS não será enganado por suas falsas afrmações.
O Mesmo se refere de modo perjorativo quando se trata da oração de Joelhos, porém se esquece que nehum versiculo deve ser tomado isoladamente, o mesmo cita Ezequias, Jonas entre outros quem não oraram de Joelhos, é verdade DEUS nos ouve independente da posição de nosso corpo, porém em NÓS DEVE ESTAR O RECONHECIMENTO QUE PERANTE A DIVINA MAJESTADE TODO JOELHO SE DOBRARÁ, havendo em nós condição fisica tomamos exemplos dos primitivos, na Congregação Cristã se ora em pé somente em extrema necessidade, ( Aguas do Batismo ou impossibilidade Fisica) também oramos sentando quando cantamos o hino 31 do Hinário de louvores e suplicas há DEUS, este hino é o Pai Nosso Cantado. Porem como Regra, nos prostramos pois assim a Biblia ensina vejamos: O SENHOR JESUS É NOSSO MODELO SANTO E PERFEITO E ELE SENDO O VERBO ETERNO OROU DE JOELHOS DEMONSTRANDO QUE DEVEMOS SER HUMILDES E NOS PROSTRAR PERANTE O PAI ETERNO.
E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram.
E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação.
E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.
Lucas 22:39-43
PAULO TAMBÉM ORAVA COM JOELHOS EM TERRA.
Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Efésios 3:14 .
Assim sendo o Abilio Santana levanta estas Criticas não está se levantando contra a CCB mas CONTRA A PALAVRA DE DEUS.
QUESTÃO OSCULO, o mesmo diz que osculo é um costume e é facultativo, será que é isso que a Biblia diz? Paulo escreve em sua Carta em 1º aos Corintios
Å igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: 1 Coríntios 1:2
A CARTA FOI ESCRITA AOS IRMÃOS DE CORINTIOS E A TODOS CHAMADOS SANTOS QUE EM TODOS LUGARES ( INDEPENDENTE EPOCA TEMPO E LUGAR OU CULTURA) ISSO SE APLICA TANTO AO OSCULO SANTO COMO AO VÉU!!!!
PROVAMOS QUE PAULO NÃO DIZIA DE UM COSTUME MAS DE UM MANDAMENTO, VEJAMOS:
Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. 1 Coríntios 14:37
ASSIM SENDO É MANDAMENTO CONFORME 11 DE 1º AOS CORINTIOS AS MULHERES SE COBRIREM COM O VÉU QUANDO ORAM E PROFETIZAM.
BEM COMO OS 5 PONTOS NEO TESTAMENTARIO QUE ORDENA A SAUDAÇÃO COM O SANTO OSCULO, DESTE CITO UM:
Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam. Romanos 16:16
CUIDADOS COM OS QUE SE DIZEM PASTORES, E SÃO MERCENÁRIOS, EXAMINEIS AS ESCRITURAS E NÃO DEIS CRÉDITO, AOS QUE FALAM ENGANOSAMENTE.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
URGENTE ESCLARECIMENTO
ESCLARECIMENTO.
Paz e graça há todos vós.
Amados, é com grande jubilo que venho vós informar, que deixei de postar no em foruns, devido, a um novo administrador em um forum anteriormente denominado ccbsemcensura, devido, aquele ambiente não proporcionar mais segundo, meu pouco entendimento, segurança virtual, bem como infringir a liberdade de expressão outorgada pela constituição de nossa Nação, onde pelo Novo administrador do mesmo, fui atacado, onde o mesmo buscou brechas de insegurança em minha rede, para invadir meus dados, e meus documentos, vale salientar que o mesmo publicou que investigou a vida particular do antigo administrador, levando a conhecimento de alguns informações pessoais e sigilosas, do querido forista e blogueiro anteriormete administrador deste ambiente que democraticamente, por anos, proporcionou um ambiente para troca de conhecimentos bíblicos e doutrinários, sem qualquer vinculo oficial, com a Congregação Cristã no Brasil, ou qualquer outra crença religiosa, o caro ex administrador a pouco tempo veio desativar o fórum, onde este elemento se aproveitando das conquistas realizadas pelo Sr. ex. administrador, recriou o fórum, administrando-o como um Fake, e invadindo ilegalmente a privacidade das pessoas, ORIENTO AOS DEMAIS QUE SOFREREM ATAQUE DESTA CRIATURA QUE REGISTREM UM BOLETIM DE OCORRÊNCIA EM UMA DELEGACIA DE POLICIA, para prevenção de males futuros, POIS O MESMO COM CONHECIMENTOS EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO E CIENCIA DA COMPUTAÇÃO, vem agindo como Craker, “ Hacker” para bisbilhotar a privacidade e a particularidade das pessoas, que navegam na grande rede e acessam seu fórum. O MINISTÉRIO DA CONGREGAÇÃO CRISTÃO NO BRASIL, neste ano de 2.011 veio alertando a querida irmandade através de tópico de ensinamento a não participar nestes antros pois , pessoas mal intencionadas podem trazer sérios prejuízos, a nossa integridade, e moral, porém a Justiça terrena, principalmente as que investigam crimes virtuais, está em cima, destes elementos, que invadem redes, e informações pessoais, cometendo crime de invasão, roubo de informação, bem como podem ter que arcar com danos morais, assim sendo me desliguei deste ambiente, pois como confiar em alguém que fica bisbilhotando a vida dos forista?, tomamos muitos cuidado, hoje muitos maus elementos vem querendo, ocultar seus crimes, mas, peritos da segurança da informação vem desvendando essa malandragem, fique com DEUS, e que ele ilumine cada um de nós.
Um ambiente que outrora respeitava as leis e a expressão de cada forista, hoje reina o imperialismo, o autoritarismo, bem como traz insegurança aos nossos dados, recebem este alerta e comunicado, com toda sinceridade de meu coração;
P.S. Tive uma ameaça de ataque Hacker, porém devido a prevenção não fui prejudicado. outros forista foi ameaçado a ser entregue ao autoridade eclesiatica da sociedade religiosa, CCB, tal ato trata-se persuação criminosa, e nada devemos temer, pois, DEUS conhece os corações, e tal, prestara conta diante de nosso DEUS, está escrito não toqueis nos meu ungidos e não maltrateis os meus profetas assim disse o Senhor Jeováh.
Atenciosamente.
CRISTÃO.
Deus vós abençoe.
quinta-feira, 19 de maio de 2011
A CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL É PENTECOSTAL?!
.
A CONGREGAÇÃO CRISTÃ É UMA IGREJA PENTENCOSTAL?
Em 1936, em resposta ao Censo Religioso dos EUA, o ir.Max Tosetto e o ir.Francescon escreveram ao Census Bureau que éramos uma comunhão de congregações “não sectária e não denominacional”, embora a igreja na Itália na época possuia o nome legal de “Congregazione Cristiana Pentecostale”.
Mais tarde, aparece em outro documento da igreja americana, como “não toleramos ou praticamos os excessos cometidos sob o nome de Pentecostalismo”.
Em uma breve nota a David DuPlessis, o ir.Francescon pediu que não referisse a nossa igreja como Pentecostal mas “simplesmente cristãos”.
Em um diretório das igrejas Pentecostais de Chicago em 1920 tem 18 igrejas listadas, mas não registra a Obra Italiana, mesmo havendo um cordial relacionamento.
Um nome empregado para nossas igrejas na década de 1930 era que somos uma igreja do “tutto vangelo” - do Evangelho Pleno ou completo, tanto que ainda hoje a igreja do Menconi em Chicago chama-se Church of the Full Gospel, e nas publicações da Christian Congregation de Chicago aparece “A non-denominational Full Gospel church”.
O CONSELHO DE ANCIÃES DO BRASIL TAMBÉM SE PRONUNCIARAM SOBRE ESTE ASSUNTO
As entidades que analisam o movimento evangélico em nosso País costumam nos classificar entre as igrejas pentecostais, devido ao fato de estes também crerem na manifestação do Espírito Santo com evidências de novas línguas. Não somos pentecostais, nem temos afinidades com quaisquer outros ramos evangélicos.
Deus derramou a Promessa do Espírito Santo sobre os discípulos, em Jerusalém, no dia de Pentecostes. Este era um dia de festa nacional dos judeus, motivo pelo qual judeus de todas as partes da terra se achavam reunidos em Jerusalém. A lei de Moisés determinava essa festa anual. - Entretanto, a efusão do Espírito Santo nada tem a ver, doutrinalmente, com a festa de Pentecostes. Portanto, nós nada temos com o pentecostalismo.
Um dos jornais da Capital de São Paulo publicou artigo no qual menciona que a Congregação se originou de dissidentes da seita Assembléia de Deus. Não é verdade e se faz necessário contestar isso publicamente. Também não é verdade que a Assembléia de Deus tenha se originado de pessoas que se afastaram da Congregação. ( TOPICO Assembléia de 1.988)
quinta-feira, 7 de abril de 2011
REFUTAÇÃO- AOS CRITICOS
INTRODUÇÃO
A Congregação Cristã no Brasil (daqui pra frente CCB), é uma organização religiosa quase evangélica, dizemos quase devido as suas inúmeras doutrinas contraditórias que mais se modelam com heresias de inúmeras seitas pseudocristãs. A bem da verdade, uma grande porcentagem delas o são! Muitas das características encontradas nas seitas que lhes fazem ser identificadas como movimentos heterodoxos são também encontradas na CCB, exemplo disso é a crença (não de todos) de que salvação só na CCB. Mas por outro lado a CCB a primeira vista parece ser uma denominação cristã normal como todas as outras, possuem os mesmos hinos, defende o uso da Bíblia, apesar de não incentivar seus membros ao estudo da mesma, possuem usos e costumes nas vestimentas, seu credo doutrinário é impecável (se bem que na prática o negócio é diferente), etc...
Tudo isso ao invés de ser louvável é apenas um laço para os evangélicos menos esclarecidos que pensam poder ter comunhão e considerar-se irmãos junto com os membros da CCB. Entre eles existe até uma expressão que se tornou conhecida entre muitos; para eles nós somos, "os primos" e estamos, "à beira do caminho" da salvação, por que o caminho na verdade, só se encontra na CCB! Você precisa fazer parte da "irmandade"! Com essa aparência de "cristã" eles conseguem angariar através de um proselitismo desonesto (pois são contra o evangelismo), membros de outras denominações evangélicas, os métodos são variados mas o mais usado é o método do sonho e da profecia. Chegam a ponto de profetizar e sonhar falsamente como se fosse Deus chamando as pessoas para sair do que eles chamam de "seitários", para encontrar a "graça" na Congregação. É claro que um neófito na fé que não sabe distinguir entre uma revelação falsa e verdadeira, é presa fácil. Geralmente quando percebem um novo convertido de outra denominação o primeiro passo é lançar dúvidas sobre sua igreja, alertando que lá os pastores cobram dízimos e que modo de saudação está errado, após isso tratam logo de lançar-lhe um convite para uma visita em sua igreja, daí é só um passo para o re-batismo. Após a pessoa se tornar um "congregado" e entrar para a "irmandade", ele já se sente superior aos demais crentes, é o primeiro sintoma de quem se filia a CCB! Por isso, fazem jus ao apelido que lhes dão de, "pescadores de aquário."
REFUTAÇÃO.
Estas palavras acima são referencia muitos, que por desconhecerem as Escrituras, levados por vãs filosofias Humanas, ao invés de fazer evangelização se atém criticando, grupos de crentes, que tem o único intuito de servir há DEUS segundo a doutrina apostólica, conforme o novo testamento da bíblia sagrada. Realmente temos 12 artigos de fé e doutrinas, que são o que cremos e ensinamos, não somos nem queremos ser melhor do que ninguém, desde o principio nosso intuito foi servir há DEUS na fé e no doutrina apostólica, contido no novo testamento da bíblia, e propagar o Evangelho de Cristo, sem fins lucrativos, pois o que de graça recebemos de graça temos de dar, conforme ensina a Palavra de DEUS. ( Mateus 10:08)
Organização
Existe uniformidade doutrinária que é mantida através de assembléias anuais, onde é reunidos o corpo sacerdotal (anciãos, cooperadores e diáconos) por três dias. A princípio estas eram realizadas apenas na cidade de São Paulo, porém o número de pessoas fez como que tivessem que ser regionalizadas.
Atualmente acontecem em cinco locais diferentes do país (norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul).
Mantém uma cultural oral, não tem publicações (só o relatório anual), não recomenda a leitura de literatura específica, somente a Bíblia.
Não existe cobrança de dízimo e nenhum cargo é remunerado. O resultado das coletas realizadas mensalmente é dirigido para construção de templos, obras de caridades e viagens missionárias. Entretanto não é a direção da igreja que decide o percentual de valores a ser empregado em cada um dos itens, mas o próprio fiel que, querendo dá sua oferta, indica onde quer que seja empregado.
REFUTAÇÃO
Temos Assembléias Anuais, onde se reúne o Ministério, Anciães e Diáconos, de suas respectivas cidades, porém não são corpo Sacerdotal, na dispensação da graça todo fiel é Sacerdote, o Ministério é o Presbitério, conforme o ele mencionou RECOMENDAMOS, a leitura e o exame bíblico, pois a Sagrada Escritura é nossa regra de fé e vida, não precisamos de ajuda humana cada crente é capacitado pelo espírito santo através de oração. Em entender as sagradas letras. Não tem cargo remunerado amparado no que diz a Escrituras ( 2 Tess 3:10) não a cobrança de dizimo, pois este preceito não faz parte da contribuição da igreja mas de Israel, apesar de o dizimo ser anterior a Lei, sendo um costume cananeu, pela Lei tornou-se Mandamento, e restrito a cobrança a tribo de Levi, na Graça o dizimo foi abolido, pois não temos Levitas para cobrar dizimo, lembrando que dizimo nuca foi 10% de dinheiro e sim 10% de bens de consumo, na graça a contribuição deve ser sigilosa e voluntária como ensina a Palavra de DEUS. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 2 Coríntios 9:7
A Congregação não participa de atividades políticas e não indica candidatos.
A administração material é centralizada, em grandes pólos regionais e praticamente inexiste autonomia das congregações locais. Não se sabe o número de membros, pois não há estatística a respeito. Seu crescimento pode ser dimensionado através do número de construção de templos, que na cidade de São Paulo tem correspondido a uma média de 1.3 por mês. Desde sua fundação até o momento, onde nós sabemos, há duas dissidências, a "Cristã Universal Independente" e a "Congregação Cristã do Brasil Renovada".
REFUTAÇÃO
A congregação orienta seus membros cumprir com lei votando sigilosamente, não tomamos pare da política pois o Senhor Jesus disse: Meu Reino não é deste mundo, porem a autoridades empossadas a respeitamos, pois assim nos ensina a Palavra de Deus. ( João 18:36). A membresia é calculada pelos números de pessoas que tomam santa ceia anualmente, em torno na atualidade de 3,5 Milhões de membros ativos e aproximadamente 18.000 casas de orações em todo território Nacional. Na congregação, não há dissidências, dissidências é como acontece na Assembléia de DEUS, se separam mas não se desligam da matriz e é aceita pela mesma, a CCB não reconhece essas denominações fundadas por ex. membros.
HISTÓRICO
O fundador da "Congregação Cristã no Brasil, Louis Francescon, nasceu em Cavasso Nuovo, província de Udine, Itália, em 29 de Março de 1866. Ainda jovem imigrou-se para os Estados Unidos da América onde teve seu primeiro contato com o evangelho de Cristo através da igreja Valdense. Logo após, fundou com a ajuda de alguns crentes a igreja Presbiteriana Italiana, no entanto seu questionamento sobre o batismo por aspersão não permitiu tão pouco sua permanência nessa denominação, desligando-se dela algum tempo depois. Em 1907 quando florescia nos E.U.A o movimento pentecostal, Francescon tomou conhecimento dele através do pastor batista Willian H. Durham um dos pioneiros do movimento pentecostal sendo batizado no Espírito Santo nesse mesmo ano. Em 1909, Louis Francescon e seu companheiro Giacomo, também pioneiro do movimento pentecostal na Itália, por mandamento divino, chegam a Argentina e posteriormente ao Brasil em 8 de Março de 1910. Tendo começado em São Paulo e no Paraná fundaram de inicio uma igreja com vinte pessoas re-batizadas, oriundas de diversas denominações evangélicas tais como: Batistas, Presbiterianas, Metodistas e curiosamente apenas um católico. Seu campo de pregação se deu principalmente entre colônias italianas, o movimento se espalhou depois por todo o território nacional.
REFUTAÇÃO
Apenas uma observação, Francescon teve, conhecimento do Evangelho por meio de M.Nardi, Evangelista não filiado a nehuma denominação e após juntos alguma famílias de fé valdense iniciaram a Prima Chiesa Presbiteriana de Chicago, filiada a alianza internacionalle valdese.
AVERSÃO À ASSEMBLÉIA DE DEUS
A CCB tem aversão a todas as denominações evangélicas que não rezam pela sua cartilha, mas em particular com sua parceira no pioneirismo pentecostal a "Igreja Evangélica Assembléia de Deus".
Diz o pastor assembleiano Raimundo F. de Oliveira em seu livro: "Seitas e Heresias - um sinal dos tempos" que a Congregação "evita qualquer tipo de relacionamento com a Assembléia de Deus". Na verdade o contato em 1920 entre os líderes de ambas as denominações, foi amistoso segundo consta nas memórias de Gunar Vingren. Acontece porém, que com o passar dos tempos a CCB foi deixada à mercê da liderança leiga devido as constantes ausências de seu fundador em viagens para o exterior; foi aí neste ínterim, onde começou a nascer o orgulho denominacional extremista e para piorar ainda mais, em 1928 houve um cisma no meio da CCB e a metade dela se filiou à Assembléia de Deus. Acrescenta-se a isso as diferenças de costumes e teológicas que acabou por originar um rompimento irreparável que perdura até hoje. Muitos dos primeiros membros das Assembléias de Deus alega que o rompimento final foi devido ao costume dos elementos da santa ceia, pois Francescon queria celebra-la com vinho puro (fermentado) e Daniel Berg co-fundador da Assembléia de Deus, não! Até hoje é costume entre os "glória", como já foram chamados, de dizer que a Assembléia de Deus está quase no caminho!
REFUTAÇÃO.
Não temos aversão por nenhuma denominação evangélica, antes a respeitamos enquanto a denominações fazem seminários para criticar a CCB, nós somo ensinados a respeitá-las, e não chamá-las pejorativamente de seitas, porém não compartilhamos com desvios doutrinários de muitas, não é que evitamos relacionamento com a Assembléia de Deus, mas sim não compartilhamos comunhão doutrinária, em 1.920 houve na verdade um encontro entre Vingren e Francescon, e Vingren congregou conosco, porém não houve comunhão de unir há duas pois Francescon sempre foi congrecionalista, rejeitava organização humana, o dizimo e o salário Pastoral, em questão doutrinárias, houve impedimento nas questão da celebração da ceia, e na obediência dos seguintes mandamentos tais como véu e osculo santo, apesar, de Francescon não permanecer constantemente, ele fez 10 viagens ao Brasil ficando em média um ano cada uma deixou um ministério estruturado, e preparado dentre quais o Empresário Spina, homem bem sucedido na época, que se converteu e tornou-se um dos principais anciães no Brasil grande amigo de Francescon, muito humilde, e amável. Vemos que as informações maliciosas, não estão fundamentas na verdade.
DOUTRINAS
O credo doutrinário da CCB como já dissemos, é igual a todos os credos das igrejas evangélicas e pentecostais. Acontece que na prática a CCB fica à margem das igrejas evangélicas, não possui o caráter de denominação evangélica. Vejamos algumas doutrinas estranhas praticadas e professadas pela CCB.
REFUTAÇÃO.
Nosso pontos de Fé não é que é igual há de todos evangélicos, são 12 artigos de fé, contidos na bíblia sagrada que é nossa regra de fé e vida, se ficamos a margens da igreja evangélicas isso não nos atemos, mas uma coisa nos atemos estar enquadrados na sã doutrina apostólica
SALVAÇÃO SÓ NA CCB
A "maioria" dos adeptos da Congregação Cristã no Brasil (CCB) defende a idéia errônea de que salvação só é possível na sua própria Igreja: a "Gloriosa Congregação". Desenvolveram a doutrina de auto salvação, ou seja, salvação só entre a irmandade! Essa doutrina, estranha às Escrituras Sagradas, faz com que os seus adeptos pratiquem um proselitismo agressivo com os outros evangélicos. Isso é herança herdada de sua origem Presbiteriana que possuía pontos calvinistas extremos. A Bíblia deixa claro que para sermos salvos não precisamos da CCB. O que diríamos então das outras igrejas que existiam antes da CCB, não estavam salvos? Ou Jesus precisaria esperar a vinda de Francescon em 1910 para ai então poder começar a salvar as pessoas?! Mas a Bíblia discorda disso e afirma que:
"E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos" (At.4:12)
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (ITm.2:5).
"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (Jo.14:6).
Admitir que só uma certa denominação pode salvar o homem é um pecado terrível, visto que quando a CCB se coloca como a única igreja verdadeira está tomando o lugar do único Salvador. A Bíblia é clara que só Jesus é o caminho e não há mediador entre Deus e o homem a não ser Jesus Cristo. As Igrejas são apenas o meio que leva o homem ao fim, que é a salvação através de Jesus Cristo. Portanto segundo o resquício da doutrina da predestinação todos que porventura um dia terão que ser salvo, virão mais cedo ou mais tarde, à Congregação.
REFUTAÇÃO.
Pregamos e entendemos que a Salvação é unicamente pela graça por meio da fé (Efesios 02) e afirmamos que na CCB, está a doutrina apostólica, como praticava os primitivos cristão, disso sabemos, pois, nos fundamentação doutrinaria da CCB é conforme Os Evangelhos, os Atos dos Apóstolos que descreve a igreja primitiva, e também as cartas apostólicas, está escrito quem Ama ao Senhor Jesus obedece seus mandamentos, por isso, esclarecemos a pessoas de outras denominações, que é necessário obedecer o evangelho e a sã doutrina na sua plenitude. Menciona que herdamos doutrinas calvinistas, essa informação é improcedente e indigna de crédito por estar destituída de provas históricas, bíblicas, e contemporâneas, a CCB é Clara em afirma a nossa regra de fé e vida é a Bíblia, A salvação há DEUS pertence, nós o servimos em esperança, cumprindo com seus mandamentos, e honrando sua Palavra.
A CCB É CONTRA O ESTUDO DA BÍBLIA ?
Não é raro ouvir um membro da CCB dizer que "a comida servida na igreja dele é melhor por que sai na hora, pois Deus fala na boca do ancião, enquanto que a do outro é comida fria pois seu pastor precisa ficar "estudando" a Bíblia para poder lhes falar eu mesmo já recebi tal resposta!
O culto na CCB parece mais uma reunião de adivinhos do que um culto de louvor e adoração a Deus. Seus membros ficam esperando que Deus abra a boca do ancião e fale através dele. Dessa maneira ficam esperando soluções imediatistas de seus lideres. Abrem a Bíblia aleatoriamente e onde cair o texto é feito um breve comentário. São os profetas do óbvio! Profetizam e pregam aquilo que é patente aos olhos de todos. Por exemplo na hora das revelações é dito pelo ancião que, "Aqui existe irmãos que estão passando por grandes lutas, mas Deus manda lhe dizer que vai te dar vitória!". Assim o adepto sai com a impressão de que "Deus falou" com ele. Entendemos agora por que os membros da CCB entre outros motivos, não estudam a Bíblia, pois é mais fácil ouvir instantaneamente o que já se deseja ouvir do que ir meditar e estudar na lei do Senhor e extrair dela os sábios conselhos para os problemas do dia-a-dia. Alegam que para qualquer coisa que vão fazer precisam ser "iluminados" pelo Espírito Santo!
Sem dúvida o Espírito Santo opera poderosamente na vida de sua Igreja. Contudo a fé nos ensina a crer no Espírito Santo e nos submeter à sua direção, e é essa crença que nos leva a preparar-nos pelo exame das Sagradas Escrituras, que é a Palavra de Deus. Diz as Bíblia:
"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim"(Jo.5:39).
"até que eu vá, aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino" (I Tm.4:13).
"Quando vieres traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, especialmente os pergaminhos" (II Tm.4:13).
"Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade"(II Tm.2:15).
"antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei(a Bíblia) medita( estuda, lê) de dia e noite"(Sl.1:2).{grifo meu}
"Buscai no livro do Senhor, e lede" (Is.34:16).
"Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita(leia, estude) nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido" (Jos.1:8).
A CCB não valoriza e nem incentiva o estudo sistemático da Palavra de Deus, pelo contrário dizem que o cristão não precisa estudar a Bíblia, pois na hora o Espírito Santo falará instantaneamente pelo crente. Os textos acima falam por si e deixa bem claro que devemos estudar a Bíblia e até lermos bons livros cristãos. O que a CCB se esquece é que o Espírito só usa um cristão que tem prazer na Palavra do Senhor e que nela medita dia e noite. Jesus disse:
"Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito" (Jo.14:26).
Responda-me: O que o Espírito lembrará? A resposta é o que Jesus falou. E onde está relatado o que Jesus Falou? É lógico, na Bíblia, ou seja, quem não estuda a Palavra de Deus e livros afins, não têm como ser usado pelo Espírito de Deus eficazmente. O Espírito Santo não tem como lembrar algo que nós não conhecemos!
REFUTAÇAO;
Em todos os versículos acima citados não encontramos nehuma vez a palavra estudar, não existe determinação bíblica, para se fazer teologia, ou estudar a bíblia, o Senhor nos orienta ler , examinar, e buscar dele luz, nossa Sabedoria vem do Pai da Luzes não de seminários teológicos, o senhor não precisa de homem inteligentes e sim obedientes, sendo obediente, seja sábio seja simples, seja culto, seja inculto, o Senhor se usa da mesma maneia, pois ele oculta o seus mistérios dos sábios e entendidos e revela os pequeninos, assim como os Fariseus e Saduceus acusaram Pedro e demais discípulos de indoutos nos acusam também porém o Senhor é o nosso Pastor e nada nos Faltará ( Sal 23) Todas noites de Culto é lido um capitulo da bíblia e todos acompanham a nossas bíblias são distribuídas a preço de custo nosso hinário é a bíblia cantada, não temos qualquer outra literatura, NOSSA REGRA DE FÉ E VIDA É A BIBLIA, e tais lobos nos criticam, pois perdem adeptos, perdem dizimo, pois pregam por interesse monetário. Mas nós não temos interesses monetários de Graça recebemos de graça damos trabalhamos para comer. Nosso único intuito é servir há DEUS, propagar o evangelho e o amor de Cristo e a Salvação de nossas Almas.
OBJEÇÕES:
Geralmente quando estamos dialogando com um adepto da CCB não é raro recebermos como respostas textos bíblicos como o de Lucas 12:12 e João 14:16,17. Fazem isso para demonstrarem que seus ensinamentos estão baseados na Bíblia. Entretanto, tais argumentos não resistem a um exame minucioso do texto bíblico, pois foram tirados fora de seu contexto.Vejamos o primeiro:
"Porque o Espírito Santo vos ensinará na mesma hora o que deveis dizer."
RESPOSTA: Este versículo de maneira alguma está ensinando o crente não estudar a Bíblia.
Ele está dentro de um contexto onde Jesus incentiva seus discípulos a confiarem em Deus nas horas de tribulação que viria nos tribunais perante os homens. É só ler os versos acima começando pelo versículo 4. Isto se cumpriu integralmente na vida dos apóstolos, por exemplo, em Atos capítulo 4 ; 5:27 em diante; 22:30 capítulo 23 em diante; capítulo 24 em diante. Nota-se em todos esse textos que a sabedoria com que falavam provinha é claro do Espírito Santo, no entanto eles fazem citações de profecias do Velho Testamento que para uma pessoa que não estudasse as escrituras era impossível fazer devido ao manuseio do livro da lei que era bem diferente de nossas Bíblias de hoje dividida em capítulos e versículos inclusive com tópicos. Mas naquela época não havia nada disso!
Costumam citar ainda o velho e costumeiro jargão: "A letra mata mas o espírito vivifica", baseam-se para isso em II Co. 3:6.
RESPOSTA: Novamente os adeptos da CCB incorrem em grave erro por não conhecerem as escrituras. O apóstolo está discutindo neste capítulo sobre as duas alianças, os dois ministérios, o da graça, e o da lei dada por Moisés. Ele diz realmente que a letra mata, mas qual letra? Estaria o apóstolo ensinando com isso que não se deve estudar a Bíblia? Não. O verso 7 responde: "Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fixar os olhos no rosto de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual se estava desvanecendo". O que foi gravado com letras em pedras? Êxodo 32:16 e 34:1 responde: "E virou-se Moisés, e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na mão, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas."
"E aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas" e "Então disse o Senhor a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nelas as palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste."
O Espírito o qual o apóstolo diz que vivifica é o espírito da nova aliança dentro da dispensação da graça. Pois na lei de Moisés qualquer um que a infringisse morreria, ou seja, a letra da lei matava, condenava, julgava, todavia na dispensação da graça ou do Espírito, não há morte, mas vida, Ele nos dá poder para vencer, o que a lei de Moisés não podia fazer. Se não podemos estudar a palavra de Deus (a letra), por que isso, segundo eles, seria lançar mão de obras da carne, então por que os músicos estudam a letra da música ? Não é o Espírito que ilumina na hora certa ? Por que estudar então ? Na verdade os membros da CCB conhecem muito mais seu hinário do que a Bíblia! Vejamos ainda outro:
"Além disso, filho meu, sê avisado. De fazer muitos livros não há fim; e o muito estudar é enfado da carne." Eclesiastes 12:12
RESPOSTA: O escritor de Eclesiastes não diz que estudar a lei de Deus que naquele tempo constituía a palavra de Deus ou a Bíblia dos Hebreus era enfado da carne. Mas o estudar as coisas seculares do mundo! No capítulo 1:18 ele diz: "Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta o conhecimento aumenta a tristeza." Mas qual conhecimento ele esta a falar ? É claro que é somente ao conhecimento do mundo da carne como ele deixa bem transparecer nos versos a seguir: "(12) Eu, o pregador, fui rei sobre Israel em Jerusalém.
(13) E apliquei o meu coração a inquirir e a investigar com sabedoria a respeito de tudo quanto se faz debaixo do céu; essa enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens para nela se exercitarem.
(14) Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol; e eis que tudo era vaidade e desejo vão.
(15) O que é torto não se pode endireitar; o que falta não se pode enumerar.
(16) Falei comigo mesmo, dizendo: Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim em Jerusalém; na verdade, tenho tido larga experiência da sabedoria e do conhecimento.
(17) E apliquei o coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras; e vim a saber que também isso era desejo vão."
PORQUE DEVEMOS ESTUDAR A BÍBLIA
a) Ela é o manual do crente na vida cristã e no trabalho do Senhor. O crente foi salvo para servir ao Senhor (IPe.2:9; Ef.2:10). Sendo a Bíblia o livro texto do cristão, é importantíssimo que este a maneje bem para o eficiente desempenho na missão de pregar o evangelho, pois todos somos chamados para isso. Todo bom profissional sabe usar bem a sua ferramenta, e poderíamos dizer que todo bom crente sabe manejar bem a sua Bíblia.
b) A Palavra de Deus Alimenta a nossa Alma. Disse Jesus: "Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus" (Mt.4:4).
c) A Palavra de Deus é a espada que o Espírito Santo usa. "e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus" (Ef.6:17).
d) Só através do estudo da Bíblia é que iremos conhecer a vontade de Deus para nossas vidas.
Quem não estuda a Bíblia não sabe o que Deus quer para sua vida, pois só na Palavra encontramos a verdade. Leiamos:
"Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito" (Jo.15:7)
REFUTAÇÃO.
Não somos contra o Exame da Biblia sua leitura e a busca, pelas dádivas nela contidas, denominações vendem livros, revistas, dão seminários e tudo isso envolve dinheiro lucros, nós porém distribuímos bíblia a preço de custo, somos orientados a examinar não em seminários, não com auxilio de revista, mas através de oração em comunhão com DEUS.
Os Discípulos eram simples homens e não precisaram se formar aos pés de rabinos e escolas farisaicas.
Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus. Atos 4:13
Mas, no meio da festa subiu Jesus ao templo, e ensinava.
E os judeus maravilhavam-se, dizendo: Como sabe este letras, não as tendo aprendido?
Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou.
Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo. ( João 07)
Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça.
Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim. João 6:45
O USO DO VÉU E DO CABELO
Os legalistas da CCB dizem que a mulher que corta os seus cabelos vai para o inferno e outros ainda acrescentam que é importante e necessário o uso do véu no culto. Alguns chegam a afirmar que o cabelo pela sua importância é misteriosamente guardado em uma caixa de ouro celestial depois de cortado. Veja que absurdo, chegam a inventar lendas para provarem uma doutrina espúria, como essa! O texto, do qual a CCB tirou essa aberração doutrinária é I Cor.11:1-16.
Logo abaixo iremos mostrar que o cabelo e o véu, ou qualquer doutrina que o homem possa inventar, jamais poderá substituir a graça de Deus.
Todavia para extrairmos uma interpretação correta do referido texto, iremos analisar a opinião de alguns teólogos e historiadores, que com toda segurança e sinceridade escreveram sobre o assunto. Segue abaixo o comentário do livro do - Dr. OPINAM C. Stamps:
"Paulo sustenta que o homem é a cabeça da mulher. Este fato subentende a subordinação da mulher. Deste modo, estabelece-se uma cadeia de comando: Deus, Cristo, o homem, a mulher. A partir desta proposição deduzem-se decorrências práticas. As mulheres estão erradas, se de qualquer forma, modificam suas diferenças em relação aos homens. Esta admoestação é verdadeira em qualquer circunstância. Paulo dá o exemplo da diferença no vestir . Uma das maneiras de se ver esta diferença estava na maneira dessas mulheres manterem o cabelo. Este devia permanecer de tal maneira que distinguissem os homens das mulheres. O cabelo da mulher simbolizava sua submissão e lealdade a seu marido (por causa do costume da época). Paulo também declara que o cabelo longo é uma vergonha para o homem."
O Comentário da Bíblia Explicada:
"A mulher cobria a cabeça nos dias de Paulo, como sinal de modéstia e subordinação ao marido, e para demonstrar a sua dignidade. O véu significava que ela devia ser respeitada e honrada como mulher casada. Sem véu, ela não tinha dignidade; os homens não respeitavam mulheres sem véu, pois deste modo elas se exibiam pública e indecorosamente. Sendo assim, o véu era um sinal do valor, da dignidade e da importância da mulher conforme Deus a criou (conceito da época). O princípio subjacente no caso do véu, ainda é necessário hoje. A mulher cristã deve vestir-se de modo modesto e cuidadoso, honroso e digno, para sua segurança e seu devido respeito aonde quer que for. A mulher , ao vestir-se de modo modesto e apropriado para a glória de Deus, ressalta a sua própria dignidade, valor e honra que Deus lhe deu. Era costume oriental, no tempo dos apóstolos, a mulher cobrir o rosto com o véu quando andava nas ruas , porém podia dar-se o caso, enquanto ela lavava roupa no córrego, passar algum homem, e encará-la. Mesmo assim, no caso de não ter o véu disponível, teria um recurso: cobrir o rosto, com o seu cabelo comprido. Assim ela ter cabelo comprido lhe era "honroso", mostrando que não era mulher destituída de pudor."
Citarei ainda o Manual Bíblico do Dr. Halley:
"Era costume nas cidades gregas e orientais as mulheres cobrirem a cabeça, em público, salvo as mulheres devassas (prostitutas). Corinto estava cheia de prostitutas, que funcionavam nos templos (de Afrodite). Algumas mulheres cristãs, prevalecendo-se da liberdade recém achada em cristo, afoitavam-se em pôr de lado o véu nas reuniões da igreja, o que horrorizava as outras mais modestas. Diz-lhes o apóstolo que não afrontem a opinião pública com relação ao que é considerado conveniente à decência feminil. Homens e mulheres têm o mesmo valor a vista de Deus. Há, porém, certas distinções naturais entre homens e mulheres, sem as quais a sociedade humana não poderia existir. Mulheres cristãs vivendo em sociedade pagã (pessoas que não conhecem a Deus), devem ser cautelosos sem suas inovações, para não trazer descrédito à sua religião. Geralmente vai mal quando as mulheres querem parecer homens."
NÃO DEVEMOS DAR VALOR AO QUE NÃO É VALORIZADO
A verdade é que o uso do véu era algo peculiar da igreja dos Coríntios, era um problema local. Não podemos transformá-lo em doutrina universal para a igreja! Mesmo porque, o apóstolo nunca jamais ensinou sobre o uso do cabelo e do véu para outras igrejas. Em nenhuma outra epístola iremos encontrar tal ensinamento. Contudo se as mulheres da CCB fossem praticar realmente o versículo, teriam que usá-lo fora da igreja também como fazia as mulheres da época, e não somente durante o culto! Tudo isso mostra a incoerência da CCB em sustentar uma doutrina extra bíblica.
É oportuno chamar a atenção para dois textos do V.T sobre esse tema:
"Então, se rapará;" (aqui está se referindo a purificação do leproso, independentemente do sexo)- Levítico 13:33
"Então, a trarás para a tua casa, e ela (a mulher) rapará a cabeça."(lei acerca da mulher prisioneira) - Deuteronômio 21:12
Nestes dois textos vemos a Lei de Deus determinar que o cabelo da mulher fosse rapado.
No primeiro caso temos a purificação da mulher leprosa, que quando curada da lepra tinha que rapar totalmente a sua cabeça. Depois, o caso da mulher que era presa nas guerras e trazida para o meio do povo de Deus, esta para ser recebida entre o povo, deveria rapar a cabeça.
Veja que Deus poderia curar a mulher leprosa sem ser necessário determinar que sua cabeça fosse rapada. Creio que a mulher capturada na guerra poderia ser recebida entre o povo judeu sem precisar mexer no seu cabelo, mas acredito que nesses textos Deus quer nos ensinar algo maravilhoso. Pense nisso: "Se o cabelo fosse tão importante, como muitas vezes é pregado na CCB, será que nesses dois textos Deus ordenaria o seu corte a ponto de que essas mulheres ficassem rapadas ?"
A interpretação correta, do referido texto (I Cor.11:1-16), ocorre pela comparação com Gênesis 38:14-15. Lendo bem os dois textos chega-se a conclusão que o que é pregado sobre o cabelo e o véu é um tanto, falta de informação e conhecimento de cultura e costumes bíblicos. Para os coríntios o cabelo (que era dado em lugar do véu), é sinônimo de santidade e honra, mas o mesmo véu em Gênesis é usado como disfarce para Tamar (nora de Judá) passar-se por uma prostituta. Não podemos entender isso se não levarmos em conta os costumes da época e seus valores históricos.
Endossamos plenamente o que Paulo disse: "Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem tampouco as igrejas de Deus" (I CORÍNTIOS 11:16). Mas parece que a CCB passa por cima deste versículo e continua criando contendas com outras igrejas por causa do uso do véu!
REFUTAÇÃO.
Não tenho muito que escrever a respeito disso, pois as igrejas em que a mulher não cobrem com o véu abertamente estão em rebelião contra DEUS.
1º A epistola é de caráter Universal vejamos:
Å igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso ( 1º Corintio 1:1) A carta está endereçada a corintios e a todos que invocam ao Senhor que estão em todos lugar, seja no oriente ou no ocidente no norte ou no Sul, a Carta é Para Igreja de Cristo, independente de tempo época ou lugar.
2º Paulo ensina que o véu é sinal de poderio por causa dos anjos, o véu não e um costume é um mandamento para quando a mulher se apresentar diante de DEUS seja para orar, profetizar ou no santo serviço de Culto.
3º A cabeleira crescida da mulher é a Honra do Varão, Seu cabeça, se Cristo é Cabeça do Homem ele não pode se cobrir pois Cristo deve aparecer e o Homem desaparecer tomamos exemplo do sábio João Batista, é necessário que ele cresca e eu diminua, assim se ha mulher estiver descoberta na reunião dos santos, havera duas cabeças em eminencia a do Homem “ a Mulher” e de Cristo o “ Homem” ai Deus não está pois ele não é DEUS de confusão, mas quando a mulher se cobre até os anjos, como seres ministradores a serviço de DEUS, se apresentam na reunião dos santos, OS ANJOS SÃO ANTI TEMPORAIS, E ANTI CULTURAIS, todas argumentações querendo dizer que era um costume das mulheres de coritios caem por terra, diante desta afirmação;
4º As igrejas de Cristo não tem por costume contender, antes obdecer, o que está claro a mulher deve usar o véu, se assim não fizer estara se rebelando contra a Palavra de DEUS.
5º Vemos que o autor, buscou informações extras-biblicas para provar seu ponto de vista, nós preferimos beber da fonte ( Biblia) ao invés da Cisternas ( argumentação humanas) as mesma pessoas que defendem que o Homem veio do Macaco, a Evolução, que o Universo não teve criador, são estes mesmo que afirma essa teoria, que na cidade de corintios havias rameiras etc... nós não buscamos provas extra-biblica, tudo que o homem precisa para ser salvo está na santa Escrituras.
A CCB É CONTRA O MINISTÉRIO PASTORAL
Os membros da CCB costumam dizer que em sua igreja não existe pastor, pois o único pastor deles é Jesus. Costumam chamar o líder ou dirigente da igreja de "ancião". A palavra pastor tomou um tom pejorativo entre eles. Costumam falar sobre como devemos tomar cuidado com os falsos pastores e como eles enganam as pessoas! Mas se há o falso é notório que há também o verdadeiro. Não podemos desprezar uma nota verdadeira por que no mercado está correndo dinheiro falsificado!!!
Embora a CCB não aceite o Ministério pastoral a Bíblia contudo é clara sobre o assunto:
"e vos darei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência" (Jr.3:15).
"E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o Senhor" (Jr.23:4).
"E ele (Jesus) deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres" (Ef.4:11).
"Lembrai-vos dos vossos pastores, os quais vos falaram a palavra de Deus, e, atentando para o êxito da sua carreira, imitai-lhes a fé" (Hb.13:7).
"Obedecei a vossos pastores, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil" (Hb.13:17).
Na CCB não é possível obedecer aos textos acima, pois eles não aceitam o ministério pastoral. Isto é apenas uma questão de lógica: "Cristãos são ovelhas e ovelhas são submissas a um pastor humano levantado por Cristo" (Leia: Ef.4:11; Hb.13:7 e 17). A verdadeira Igreja de Jesus Cristo têm pastor, sendo assim a CCB está fora dos parâmetros dessa realidade. Dizem que um homem não pode ser pastor de uma igreja, mas quem afirmou que nos daria pastores, foi o próprio Deus! Desobedecer a isso é afrontar o que Ele determinou; é insurgir contra sua autoridade e Palavra. As alegações da CCB são no mínimo infantis e de uma pobreza franciscana! O texto mais usado por eles é João cap.10 que diz: "Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem", mas mesmo este texto não representa nenhum obstáculo ao ministério pastoral, muito pelo contrário - o confirma. Outro texto muito usado é o Sl.23 - "O Senhor é o meu pastor" e realmente o Senhor é o Sumo Pastor (I Pe.5:4) e se há sumo pastor é claro que há também subpastores ou pastores apenas, assim como no antigo Israel havia Sumo Sacerdote e também os sacerdotes auxiliares. Ora, a Bíblia diz que Jesus é nosso Sumo Sacerdote (Hebreus 8:1) mas também diz que nós somos sacerdotes igualmente (Apocalipse 1:6). Veja que um, não exclui o outro, da mesma maneira acontece com o cargo de pastor.
Para encerrar gostaríamos de fazer a seguinte pergunta: Os anciãos da CCB não apascentam as ovelhas; com conselho, instrução e pregações? É claro que sim.Tenho para mim que os anciãos da CCB fazem o papel de pastor porém sem usar o rótulo. E o próprio Jesus ordenou isso a Pedro: "Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas."
REFUTAÇÃO.
Primeiro, existem Diversidades de dons, mas o Espírito é o mesmo, existe o dom de pastorear , porém o titulo jamais, Ezequiel profetizou que haveria somente um Pastor ( Ezeq. 34) esse é JESUS CRISTO.
O ministros constituídos, tem o dom de pastorear segundo a guia do Espírito Santo, porém se intitular pastor, jamais, pois na bíblia não ensina isto, se lermos os escritos neo testamentários veremos que em nenhuma ocasião ouve ordenação de pastores, e sim de Anciães ( hebraico) ou Presbítero ( Grego), até porque Pastor é uma função Agro Pastoril, Pastor de Almas é um Só JESUS CRISTO ( João 10) a maior prova disto que inexistia o oficio de Pastor na Igreja Primitiva, é o Concilio de JERUSALÉM, onde se reuniram os apóstolos os anciães e a Igreja, não menciona pastores, pois não existia, o titulo de pastor passou se usado, muitos depois no inicio da apostasia, já na igreja corrompida, conforme predisse Paulo a Timóteo, veremos quem eram os ministros da Primitiva Igreja.
Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto. Atos 15:6
Outros pontos, que provam essa verdade.
de Mileto mandou a Éfeso, a chamar os anciãos da igreja. Atos 20:17
O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo. Atos 11:30
E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido. Atos 14:23
E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém. Atos 16:4
SÃO CONTRA O SUSTENTO DO OBREIRO
"Outras igrejas despojei, recebendo delas salário, para vos servir" (II Cor.11:8).
Paulo recebeu salário de certas igrejas em seus dias para servir aos crentes de Corinto. A CCB, porém, afirmam que o pastor ou obreiro que recebe salário é mercenário e ladrão. Prefiro ficar com a Bíblia a ficar com as opiniões da CCB. A respeito do salário e sustento do pastor ou obreiro a Bíblia diz ainda, entre outras coisas, o seguinte:
a) O pastor ou obreiro que se dedica à obra ministerial é digno do seu salário (I Tm.5:18).
b) Paulo ensinou a Igreja de Corinto a sustentar os obreiros do evangelho (I Cor.9:4-14).
c) O mesmo apóstolo Paulo advertiu ao pastor Timóteo a não cuidar de negócios terrenos com o fim de sustentar-se , dedicando-se somente a pregação do evangelho (II Tm.2:4).
d) O apóstolo Pedro disse que a única ocupação dele e de seus companheiros de ministério eram a oração e a pregação do evangelho (At.6:4).
e) Simão e André abandonaram a profissão que exerceram por anos para se dedicarem unicamente ao ministério da Palavra (Mc.1:18).
f) Os apóstolos e Jesus viviam das ofertas que recebiam. Em João 12:6 lemos que havia uma bolsa para receber as ofertas, bolsa essa que Judas tirava o que podia, mas que mesmo assim mantinha dinheiro para comprar pão que sustentasse uma multidão (Jo.6:5-7).
Diante disto, quem se opõe ao sustento dos pastores e obreiros opõe-se à própria Palavra de Deus.
REFUTAÇÃO.
Quem prega o Evangelho deve viver do Evangelho não dos dízimos, na Congregação tem Auxilio para o Servos de DEUS, essa oferta são denominadas Viagens Missionárias, Paulo, trabalhava fabricava tendas, porém quando estava pregando recebia auxilio, não salários exagerados, carro, casa, uns tem até jatinho particular, isso tudo não vem de ofertas voluntárias mas de dízimos, que é uma usurpação ao sacerdócio levitico, e uma maldição, pois quem cumpre a lei em parte é maldito, vejamos que ensina escrituras.
Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. 2 Tessalonicenses 3:10
Porque os irmãos que vieram da macedônia supriram a minha necessidade; e em tudo me guardei de vos ser pesado, e ainda me guardarei. 2 Coríntios 11:9
A CCB É Contra o Dízimo
O dízimo é o principal cavalo de batalha da CCB contra as igrejas evangélicas. Quem escuta um membro da CCB atacar o sistema de contribuição nas igrejas evangélicas tem a impressão que na CCB não existe nenhuma forma de arrecadação de dinheiro. Contudo, ledo engano!
Ensinam os anciãos da CCB, e seus adeptos vivem alardeando que o dízimo faz parte dos preceitos da lei e como esta foi abolido por Cristo, o dízimo também o foi juntamente. Como será então que eles mantêm a estrutura econômica de sua organização? Resposta: O sistema de ofertas na CCB funciona da seguinte maneira:
1. Oferta da Piedade.
2. Oferta para compra de terreno.
3. Oferta para fins de viagem.
4. Oferta para conservação de prédios.
A Bíblia ensina e nós cristãos evangélicos acreditamos que o dízimo é santo (Lv.27:30); a CCB diz que o dízimo é para ladrões, a Bíblia diz que é para o Senhor (Ml.3:8-11). A CCB diz que o dízimo é coisa da lei; mas a Bíblia afirma que o dízimo é antes da lei e que a Igreja apostólica praticava o dízimo (Gn. 14:18-29; Hb. 7:8-9). Quem começou a dar o dízimo foi o pai dos crentes, Abraão e para que essa benção continue a fluir em nossas vidas devemos imitá-lo (Gl. 3:14). Embora o cristão deva sempre procurar ser mais que dizimista, pois Deus, nesta dispensação, nos chamou para excedermos os escribas e fariseus (Mt. 23:23; Mt. 55:20).
A CCB diz que dá a César o que é de César (Lc. 20:25), mas quando é para dar a Deus inventa muitos argumentos e obstáculos. Assim eles demonstram ser mais fiéis a César (o governo) do que a Deus, mas o nosso Senhor os qualifica como ladrões, leiamos: "Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas" (Ml. 3:8). Acredito que a única pessoa que quer que os filhos de Deus fiquem na miséria é o diabo (Jo. 10:10) e para isso ele se transfigura em anjo de luz (II Cor. 11:14) e tenta fechar o meio de Deus abençoar o seu povo - que é dando os dízimos e as ofertas. Que nunca nos deixemos contaminar pela avareza (Cl.3:5) e devolvamos a Deus o que lhe pertence: "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro (atualmente a igreja), para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança" (Ml.3:10).
REFUTAÇÃO.
Nossas contribuição são conforme ensina a escritura, rejeitamos o dizimo, pois somente os Levitas podem tomar dizimo, dar ou receber dizimo como explicado no inicio desta refutação é voltar para debaixo da Lei e se fazer maldito por cumprir a lei em partes dizimo nunca foi 10% de dinheiro mas bem de consumo, a maneira correta de contribuir é conforme mencionado abaixo
Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 2 Coríntios 9:7
]
A CCB ACEITA A BEBIDA ALCOÓLICA
A embriagues devido ao uso de bebidas alcoólicas entre os membros da CCB já lhes valeram o apelido de "Congregação Cristã do Barril". Isto porque, em suas festas sociais como as de casamento e outras, não se intimidam em se embriagarem perante crentes e incrédulos.
Há casos reais de membros da CCB que foram flagrados ensaiando seus hinos para o culto à noite totalmente embriagados. Mas isto é o de menos, em comparação com o caso de um ancião que teve de ser carregado para cima do púlpito, pois estava cambaleando de bêbado!
Os membros da CCB desde os jovens até os adultos dão um verdadeiro show de mau testemunho para com os que estão de fora. Para esses, cai como uma luva as palavras do apóstolo Paulo: "Assim pois, por vossa causa, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios..." (Romanos 2:24)
A CCB alega que beber socialmente, ou seja, sem se embriagar não é pecado. Entretanto não é isso o que a Palavra de Deus nos afirma.
O beber socialmente tem sido o argumento que tem levado a muitos á beira da escravidão alcoólica. Haja vista que alguns começaram com uma simples bala de licor para hoje estarem viciados na bebida. Os centros de recuperação de "alcoólicos anônimos" continuam lotados enquanto que sistemas religiosos como o da CCB, tem se escondido atrás da alegação do diabo, de que os irmãos podem beber, é só tomarem cuidado para não se embriagarem! Mas voltemos à palavra de Deus, vejamos o que ela tem a nos dizer quanto a isso:
"Ai daquele que dá de beber ao seu próximo, adicionando à bebida o seu furor, e que o embebeda para ver a sua nudez! Serás farto de ignomínia em lugar de honra; bebe tu também, e sê como um incircunciso; o cálice da mão direita do Senhor se chegará a ti, e ignomínia cairá sobre a tua glória" (Hb.2:15-16).
"Mas também estes cambaleiam por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta cambaleiam por causa da bebida forte, estão tontos do vinho, desencaminham-se por causa da bebida forte; erram na visão, e tropeçam no juízo" (Is.28:7).
"Não é dos reis, ó Lemuel, não é dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte; para que não bebam, e se esqueçam da lei, e pervertam o direito de quem anda aflito"(Pv.31:4-5).
"O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não e sábio" (Pv.20:1).
"Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho (fermentado), quando resplandece no copo e se escoa suavemente" (Pv.23:31).
"Beberão, e cambalearão, e enlouquecerão, por causa da espada, que eu (o Senhor) enviarei entre eles" (Jr.25:16).
Os textos acima falam por si e não deixa dúvidas quanto à vontade de Deus em relação a bebida alcoólica. Entretanto vamos ainda falar do sacerdócio cristão.
OBJEÇÕES: Grupos religiosos que admitem bebida alcoólica como é o caso da Congregação, costumam se estribar na passagem da santa ceia onde Jesus ingeriu vinho. Raciocinam então: Se Jesus bebeu, nós podemos beber também!
RESPOSTA: Os evangelhos sinóptico empregam a expressão: "fruto da vide" (Mat. 26:19 ; Mc. 14:25 ; Lc. 22:18).
O fruto da vide é o único vinho verdadeiramente natural contendo aproximadamente 20% de açúcar e nenhum álcool. A fermentação destrói boa parte do açúcar e altera aquilo que a videira produziu. O vinho fermentado não produzido pela videira. O Senhor instituiu a ceia guando Ele e seus discípulos estavam celebrando a páscoa. A lei da páscoa em Êxodo 12:14,20 proibia durante a semana daquele evento a presença de "seor" (Êxodo 12:15) palavra hebraica para fermento ou qualquer agente fermentador, seor no tempo antigo era obtido especialmente da espuma espessa da superfície do vinho quando em fermentação. Além disso todo o "hametz", ou seja, qualquer coisa fermentado era proibido (Ex. 13:7; 12:19). Deus dera essa lei por ser a fermentação o símbolo da corrupção e pecado. Sendo exatamente isso o que causa a bebida alcoólica no homem. O vinho da ceia de maneira alguma era fermentado tendo o teor de bebida forte!
OBJEÇÃO: Alegam ainda que Jesus não só transformou água em vinho na festa de casamento em Cana da Galiléia como também o bebeu, e acrescentam que aquele vinho não era o da santa ceia mas vinho comum.
RESPOSTA: Faz-se necessária uma nota de esclarecimento a respeito desta passagem. Comenta o pastor Antonio M. N. Vieira em lições bíblicas que:
"A palestina, antiga Canaã, sempre foi um dos maiores produtores de uva do mundo (Nm 13:23). Por isso, seus moradores produziam diversos tipos de vinho, ou seja, com e sem fermento, azedo, etc. No versículo em apreço (2.3), encontramos o termo grego "oinos" (suco), "yayin" (hebraico), diferente de "sikera" (palavra semítica) e "shêkhâr" (hebraico) que significam "bebida forte", alcoolizada (Lc 1.15), e "gleucos" (grego), "bebida embriagante" (At 2:13)
O vinho sem fermento "oinos", era muito apreciado por todos, pois além de estimulante ao apetite, era um fortificante para o sangue e alimento protético para o organismo...o Filho de Deus fez questão de estabelecer o fruto da vide ("oinos") como símbolo do seu sangue que ia ser derramado, para a remissão de nossos pecados ( Mt 26:27-29; 1 Co 11:25)."
REFUTAÇÃO.
Primeiramente quero salientar, que a CCB, tem a sagrada Escrituras como regra de fé e vida, e não vamos além do que está escrito, o ministério da Congregação Cristã não proíbe, seus membros de igerir bebidas alcoólicas pois a sagrada Escritura não proíbe, porem sempre é aconselhado a abstermos destes tipos de bebidas, concernente a regra alimentares, temos que guardar conforme orientação apostólica ( Atos 15) do sangue, carne sufocada, e alimentos da idolatria, nos demais, ficamos com que disse JESUS, o pecado não é que entra na boca mas o que dela sai, a Bíblia não proíbe bebida alcoólica e sim a embriaguez.
Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos. Mateus 11:19
Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades. 1 Timóteo 5:23
Quanto ao Vinho é de conhecimento nosso, que os Hebreus, sempre usaram vinho ( mosto suco da uva fermentado) vemos que o proprio noé se embriagou com o vinho, na celebração da ceia foi usado vinho, não suco, o vinho puro devido ao acucar contido na fruto faz com que o mesmo se fermente, nossa tradução da biblia em portugues é clara traduz por “ Vinho” e vinho é fermentado, não apoiamos a bebida alcoolica antes, não impomos algo não importo pela Sagrada Escrituras, NÃO PODEMOS SE EMBRIAGAR.
O SACERDÓCIO CRISTÃO
Falou também o Senhor a Arão, dizendo: Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da revelação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso pelas vossas gerações, não somente para fazer separação entre o santo e o profano, e entre o imundo e o limpo,(Lv.10:8-10).
De acordo com o texto de Levítico nenhum sacerdote deveria beber bebida alcoólica, a fim de desempenhar suas funções sacerdotais diante de Deus. A pergunta é: Isso é também para a Igreja de Jesus? Leiamos: Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (IPe.2:9). O apóstolo Pedro está falando a respeito da Igreja de Jesus e notem que ela é chamada de "sacerdócio real". Deus levantou uma Igreja sacerdotal, ou seja, intercessora que ora em favor do mundo. E é claro que o nosso Deus que da Lei trouxe a graça não mudou seus padrões de santidade e requerem de nós as mesmas coisas. Vejamos ainda: "...e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém" (Ap.1:6).
"...e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra" (Ap.5:10).
Quando aceitamos o Senhor Jesus como sendo nosso único salvador nos tornamos sacerdotes de Deus. E como tais devemos cumprir a Palavra que diz: "Não bebereis vinho nem bebida forte"(Lv.10:8).
Em nossa cidade temos várias casas de recuperação de alcoólatras e muitas delas não são religiosas. Em conversa com alguns que lideram essas casas fiquei surpreso com as suas convicções. Disseram-me que uma das maiores hipocrisias da sociedade é o "beber socialmente". Continuou dizendo-me que todo alcoólatra começou com uma pequena dose de cerveja por exemplo. Alguns até gostariam que fosse crime o consumo dessas bebidas, visto que fazem mais mal que outras drogas proibidas.Veja o depoimento de José M. de Melo, ex-alcoólatra, hoje ministro do evangelho:
"A incontestável realidade é que o beber apenas um aperitivozinho diariamente não nos outorga nenhum privilégio. Preferível lhe seria...sofrer uma terrível e nauseante "ressaca", por embriagar-se desenfreadamente uma única vez na vida, que paulatinamente ir sendo envolvido pelo álcool..." ( Da Escravidão Alcoólica à Libertação Cristã; pág. 21 ed. 1982 - itálico do original)
Como cristão, ao ouvir esses depoimentos, fiquei mais convicto que devemos nos abster desse veneno que é a bebida. Como sacerdote de Deus não tenho dúvidas quanto ao álcool.
Meu ministério sacerdotal não pode ser quebrado por esse repugnante vício. Você que é servo de Deus não deve se envolver com esse mal e sim tirar os que nele estão envolvidos. Imagina como alguém que bebe poderá pregar e dar bom testemunho à um viciado que se encontra possuído pelo álcool ? Dizer que Jesus liberta ? Isto seria bater de frente com Romanos cap.2 que afirma o seguinte: "tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
22 Tu, que dizes que não se deve cometer adultério, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, roubas os templos?
23 Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?" Ainda que a doutrina de sua "Igreja" permita tal coisa, a Palavra de Deus contudo é mais forte que todas as doutrinas humanas. E digo mais, se a sua igreja aceita o "beber socialmente", isto não é um bom sinal de saúde espiritual!!!
REFUTAÇÃO.
Como já foi exposto, Não proibimos o que a bíblia não proíbe, a CCB através dos seus ministros aconselha a evitar a bebida, pois, se embriagar é pecado, quanto aos Anciães e diáconos temos os seguintes mandamentos:
Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; Tito 1:7
Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; 1 Timóteo 3:8
CCB ALEGA QUE SÓ O SEU BATISMO É CORRETO
A CCB não reconhece o batismo efetuado por ministros do Evangelho de outras denominações, mesmo que seja por imersão, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt.28:19). Não condenamos a fórmula adotada pela CCB para batizar os seus adeptos. É verdade que não concordamos com a maneira pela qual ela ministra o batismo nas águas, ou seja, o candidato ao batismo não recebe nenhum devido preparo ao se batizar, há pessoas que se batizam ainda com vícios e que não teve uma experiência do novo nascimento, ficando à mercê do sentimentalismo, pois acreditam que se Deus tocar na pessoa na hora do batismo, ela pode naquele momento ser batizada e ser salva, fazem isso devido a uma má compreensão do texto bíblico de Atos 2:38, acreditam que as águas purificam pecados. Todavia, não desmerecemos tal batismo. A problemática toda recai nos argumentos levantados pela CCB, para não reconhecer o batismo de outras denominações. Analisemos os principais:
· O batismo de outras comunidades cristãs evangélicas está errado, porque utilizam a expressão "eu te batizo". A CCB entende que ao dizer "eu te batizo" é a carne que opera, o homem, colocando-se na frente de Deus.
· O batismo só é valido se efetuado com está formula: "Em nome do Senhor Jesus te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".
· O batismo da CCB purifica o homem do pecado.
RESPOSTA: O primeiro argumento da CCB é de uma pobreza descomunal: Ora, qual a diferença entre a expressão, "eu te batizo", e a da CCB, "te batizo"? Na primeira expressão o sujeito está explícito; na segunda o sujeito está oculto. Das duas, uma: Ou a CCB pensa que no ato batismal não é o homem que batiza mas Deus, ou eles não conhecem a língua portuguesa! É claro que é o homem que efetua o batismo, pois Jesus mandou que os discípulos assim o fizessem. Além disso, se, pelo fato de utilizar a expressão "eu te batizo", estivéssemos errados e ofendendo a Deus, então João Batista não estaria certo tão pouco quando batizou Jesus, pois naquela ocasião usou a seguinte expressão: "Eu vos batizei em água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo" (Mc.1:8) e "Eu, na verdade, vos batizo em água" (Mt.3:11). Será que a CCB acha que João Batista estava errado também?
O segundo argumento da CCB acerca da fórmula batismal é uma prova da falta de conhecimento Bíblico e teológico. Eles criaram uma fórmula que não existe nas escrituras. A menção do batismo em nome de Jesus (Atos 2:28; 8:16; 10:48 e 19:5) encontra-se em passagens que não tratam da fórmula batismal, e, sim, de atos ou eventos feitos em nome de Jesus, pois tudo o que é feito em nossas vidas é em nome de Jesus. Veja o que diz o apóstolo Paulo em Colossenses 3:17: "E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai". O cristão quando se reúne, se reúne em nome de Jesus; Quando louva a Deus com cânticos, louva em nome de Jesus; Quando apresentamos uma criança, apresentamos em nome de Jesus;... e quando realizamos um batismo, realizamos em nome de Jesus, mas de acordo com a fórmula dada por Cristo: "Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo" (Mt.28:19). Os textos do livro de Atos só nos mostram essa realidade e não uma fórmula batismal, veja: Atos 2:38 - "Em nome de Jesus Cristo"; Atos 8:16 - "em nome do Senhor Jesus". Se essas passagens revelassem a fórmula batismal, seriam iguais, pois qualquer fórmula é padronizada. O que a Palavra está dizendo é que as pessoas eram batizadas na autoridade do nome do Senhor Jesus, mesmo porque não é possível que Pedro, pouco tempo depois da ordem de Jesus, em Mateus 28:19, agisse de modo tão diferente, alterando a fórmula batismal.
O terceiro argumento é de que o batismo, na CCB, purifica o homem do pecado. Tal afirmação é desqualificada, sem base bíblica, basta somente um pequeno versículo bíblico como o de I João 1:7 para lançar por terra essa heresia medieval: "...e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado". A Bíblia deixa bem clara essa questão. O que nos purifica é somente "O SANGUE DE JESUS CRISTO". Em Marcos 16:16 é dito que: "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado". Não é dito que quem não crer e não for batizado será condenado, mas apenas quem não crer. O ladrão da cruz não teve tempo para se batizar, mas creu no Senhor , recebeu a remissão dos seus pecados pelo seu sangue e foi salvo (`Lc.23:43).
REFUTAÇÃO
A CCB nunca, afirmou que seu batismo é o único correto, a mesma efetua este santo mandamento conforme determinação neo testamentária, o Batismo é para perdão dos pecados ( Atos 02) as Palavras serem ditas no Batismo, estão em Mateus 28 e no livro de Atos capitulo 02, na realidade não é formula que faz o batismo ser valido ou não mas a fé, Felipe disse ao Eunuco o Batismo é licito se crer, tomando duplicada cautela, a CCB usa a formula “ Harmônica” em comum acordo com Mateus 28 e Atos 02 encontramos as Palavras serem ditas no Batismo, assim se realiza este santo serviço Irmão ( a ) em nome de Jesus Cristo te Batizo ( autoridade- atos 02) Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo ( Mateus 28 cumprindo se a ordem) a Bíblia ensina que não é requerido numa preparação para ser batizado, é Necessário ouvir a Pregação do Evangelho, vemos após o discurso de Pedro nos dias de pentecoste uma grande multidão creu e foi batizada imediatamente, Felipe Falou por um tempo no carro junto ao eunuco esse creu e imediatamente foi batizado, temos muitos outros exemplos, a bíblia não ensina que deve ter uma preparação o requisito necessário é crer.
agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor. Atos 22:16
ORAÇÃO SÓ DE JOELHOS ?
A Bíblia diz: "Orai sem cessar" (I Ts.5:17). Na CCB os crentes são obrigados a orar somente ajoelhados. Não podem obedecer ao texto citado, pois para obedecê-lo teriam de permanecer ajoelhados sem cessar. Tentam os líderes da CCB provar com Filipenses 2:10 que somos obrigados a orar somente ajoelhados. Esse texto refere-se ao fim, quando todos, crentes e ímpios, terão de reconhecer Jesus como Senhor e terão de dobrar seus joelhos em sua presença.
A respeito da oração e sobre a posição que se deve orar citaremos alguns textos:
a) Jesus orou em pé, diante do túmulo de Lázaro, e sua oração foi ouvida (Jo.11:41,42). Portanto orar em pé não é pecado.
b) Jesus orou na cruz (Lc.23:34-46).
c) O profeta Jonas orou no ventre de um grande peixe (Jn.2).
d) O rei Ezequias orou deitado e Deus ouviu-lhe o clamor (II Rs.20:1-5), provando assim que Deus não olha para a posição do corpo, mas para o coração.
e) O publicano orou em pé e desceu justificado para casa (Lc.18:13-14).
f) O cego de Jericó orou assentado à beira do caminho e recebeu o milagre(Mc.10:46-52).
Observando tudo isto, chegamos à conclusão lógica: NÃO É A POSIÇÃO DO CORPO QUE INTERESSA PARA DEUS; É A ATITUDE INTERNA QUE IMPORTA" Todos oramos ajoelhados, porém, não somos como a CCB que só podem orar ajoelhados. Somos livres para orar da maneira mais favorável, sem cessar, em qualquer lugar.
REFUTAÇÃO.
Vemos que o autor, desconhece nossas doutrinas, acreditamos sim que havendo em nos condição física, ( muitos enfermos não pode ajoelhar-se) devemos nos prostar, pois DEUS, é digno de toda glória e de toda honra e de todo louvor, temos exemplos, na escrituras, Elias orava ajoelhado, Salomão se prostrou, o Apostolo Paulo, o próprio Cristo Orou ajoelhado, porém DEUS nos ouve, assim como ouviu Ezequias que estava sobre uma cama, temos a oração em Pé na águas do Batismo, cantamos o Hino 31 do Hinário de louvores e suplicas há Deus, que é o Pai nosso, ele é cantado sentado ou em pé, porem ao fazermos nossas suplicas, agradecimento em oração sejamos humildes, e oramos prostrados, pois assim faziam os primitivos Cristãos
Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Efésios 3:14
E, havendo dito isto, pôs-se de joelhos, e orou com todos eles. Atos 20:36
PRATICAM O ÓSCULO SANTO
A Bíblia mostra, em algumas epístolas, que os irmãos se saudavam com um beijo no rosto em sinal de cordialidade e cumprimento (Rm.16:16). Era um costume da época, como o nosso hoje, de saudar uns aos outros com um aperto de mão. O ósculo não é colocado como uma doutrina ou ensinamento, mas apenas como um gesto de cordialidade que deveria e deve haver entre os irmãos. Em nossas igrejas o povo é livre para saudar, não frisamos o ósculo pelo fato da inconveniência. A Bíblia nos ensina a evitar a aparência do mal (I Ts.5:22). Na nossa sociedade, homem beijando homem é um tanto escandaloso, sendo uma prática homossexual. Não queremos causar escândalos a ninguém (Rm.14:13) e por isso evitamos a prática do ósculo. Também é mostrado na Bíblia que essa prática do ósculo não era prática somente entre homens e homens e mulheres com mulheres, mas sim entre todos os irmãos independentemente do sexo. "Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo."(Rm.16:16). Para o apóstolo Paulo todos eram iguais perante Deus não havendo homem ou mulher (Gl.3:27-28). O beijo ou ósculo, que é tão venerado pelos membros da CCB, foi parte de uma história triste, onde Judas com um beijo traiu o Senhor - "Jesus, porém, lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do homem?" (Lc.22:48). Ademais disso os membros da CCB para serem coerentes deveriam saudar-se nas ruas com osculo santo pois assim faziam os primeiros cristão. Mas não o fazem porque o consideram inconveniente. A bem da verdade, essa prática está sujeita à malicias se tornando indiscreta para o povo de Deus hoje em dia!
REFUTÇÃO
Este não é um costume mas um mandamento, vejamos que Paulo disse dos seus escritos
Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. 1 Coríntios 14:37
Vejamos mandamento da Palavra de DEUS
Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. 2 Coríntios 13:12
Todos os irmãos vos saúdam. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. 1 Coríntios 16:20
Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam. Romanos 16:16
Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus. Amém. 1 Pedro 5:14
Quanto a Judas traiu com um Beijo, somos ensinados a saudar com osculo santo, são duas coisas bem diferentes. Na sociedade judaica, no mundo oriental há uma grande distinção dos sexos, sendo que a mulher não tinha contatos com pessoas do sexo masculinos além do esposo, o osculo santo é dado de per si.
Saudai a todos os irmãos com ósculo santo. 1 Tessalonicenses 5:26
A CCB E O PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO
Entendem que o adultério é o pecado contra o Espírito Santo de que fala a Bíblia. Grande porcentagem de desviados e até andarilhos e mendigos que já conheci, são desviados principalmente da CCB por ter achado que não têm mais perdão, pois pecaram contra o Espírito Santo.
O que é blasfêmia contra o Espírito Santo?
Conforme a popularidade de Jesus crescia, seus inimigos procuravam, desesperadamente, meios para explicar seus maravilhosos poderes. Finalmente, decidiram alegar que ele expulsava demônios pelo poder do próprio Satanás (Mateus 12:22-32; Marcos 3:22-30; Lucas 11:14-23). Jesus respondeu com três argumentos e uma advertência.
Seus argumentos foram os seguintes:
1. Satanás não atacaria a si mesmo, pois ninguém luta contra si mesmo.
2. Se eu expulso demônios por Satanás, como seus filhos os expelem?
3. Para roubar a casa de um homem forte, tem-se primeiro que amarrá-lo. Expulsando demônios, estou amarrando Satanás, de modo que eu possa cumprir minha missão de resgatar àqueles que Satanás mantém cativos.
Sua advertência foi: "Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que proferirem. Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno." (Marcos 3:28-30).
O que é este pecado imperdoável? Muitos trechos ensinam que é possível ir tão longe de Deus que não se pode retornar. Paulo adverte sobre consciências insensíveis (1 Timóteo 4:2). Hebreus fala de corações endurecidos (capítulo 3) e daqueles que não podem ser trazidos de volta ao arrependimento (capítulo 6). João fala daqueles cujos pecados levam à morte, uma vez que eles se recusam a se arrependerem e a confessá-los (1 João 5:16-17). O próprio Jesus fala do solo que foi pisoteado e compactado ao ponto em que nenhuma semente pode germinar (Lucas 8:5). Cada passo que damos afastando-nos de Deus aproxima-nos do ponto sem retorno. Podemos perder o poder moral para mudar e voltar ao Senhor.
O problema, naturalmente, não está na vontade de Deus de perdoar o pecador (Lucas 15; 2 Pedro 3:9). Deus alegremente aceita e perdoa a todos que se arrependem. O problema está em que alguns rejeitam cada tentativa de Deus para motivar o arrependimento. Depois que Jesus deixou a terra, o Espírito Santo veio para revelar a mensagem final da salvação. Para aqueles que a recusam e se voltam contra o Espírito Santo, Deus não tem nenhum outro plano. Não há outro sacrifício pelo pecado (Hebreus 10:26-31). Aqueles cujo estado endurecido faz com que recusem o rogo final de Deus, nunca serão perdoados. Esta é a blasfêmia contra o Espírito Santo. Queira Deus conceder-nos corações tenros para prontamente responder à sua palavra.
REFUTAÇÃO.
A CCB nunca manifestou, que adultério é Blasfêmia contra o espírito santo, a bíblia ensina que a blasfêmia contra o Espírito Santo, isso inclui o Pai e o Filho pois os três são UM, o adultério é um pecado para morte, após ter provado o dom celestial, sendo participante do espírito santo, e deliberadamente pecar, este é impossível ser levado ao arrependimento, como diz a escritura tentam crucificar novamente o filho de DEUS, a estes só resta o castigo eterno, pois pecaram contra seu corpo ( Que é templo e morada do espírito santo)
Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Mateus 19:18
A CCB ALEGA QUE A SUA SAUDAÇÃO É A ÚNICA CERTA
-"A paz de Deus irmão!
-Amém!"
O diálogo acima é um exemplo corriqueiro de quem quer ter comunhão com um membro da CCB. Repare que eles não devolvem a paz (Lc 10. 5,6), mas um amém, por que acreditam que nossa saudação está incorreta.
Se formos seguir a atitude preconceituosa dos adeptos da CCB, a saudação adotada por eles seria passível de questionamento, o que não ocorre pelo fato de os evangélicos, de maneira geral, respeitarem os costumes de outras igrejas. A CCB nos acusa e critica por usarmos a forma de saudar com a "Paz do Senhor" em hebraico "Shallon Adonay". Citam para justificar esse conceito a seguinte expressão: "Devemos saudar com a paz de Deus, e nunca com a paz do Senhor, porque existem muitos senhores, mas Deus é um só". Essa acusação da CCB se desfaz em pó com somente um versículo que Paulo escreveu na primeira carta aos coríntios 8:5 e 6, que diz: "Pois, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também". Esse conceito da CCB não procedee é no mínimo perigoso, pois a saudação deles de "Shallon El" é um termo genérico "El" em hebraico significa pode se referir a qualquer Deus enquanto que "Adonay" não, só se refere ao Deus dos Israelitas. Não discordamos da CCB por ter adotado a forma "paz de Deus" para cumprimentar, mesmo porque é bíblica. O que não podemos de maneira alguma aceitar é a atitude discriminatória de seus adeptos, que pensam que por saudarem com a forma que eles adotaram, estarão num patamar espiritual mais elevado, condenando todas as demais saudações. Para seguirmos a risca os preceitos bíblicos teríamos que saudar com "graça e paz" pois foi a saudação mais usada nas epistolas!
REFUTAÇÃO.
Não a especificação bíblica de como saudar, muitos saudavam com a Paz, Paz seja convosco, etc... Saudamos com a Paz de DEUS, o amém significa Assim Seja.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:7
Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo, Gálatas 1:3
FLAGRANTE ANALOGIA
Não podemos deixar passar despercebido a incrível semelhança entre a Congregação Cristã no Brasil e a congregação de Coríntios. Não seria nada injusto taxa-la de neocorintiana, visto que os mesmos problemas que existia na igreja dos Coríntios existe atualmente na CCB. Suas práticas e doutrinas e costumes são idênticos.
O apóstolo escreveu suas duas epístolas justamente para corrigir equívocos e desvios doutrinários dentro da novel igreja. Analisemos agora a comparação.
1. Paulo tinha problemas com aquela igreja no tocante ao orgulho espiritual de possuir muitos dons, mas, no entanto permaneciam carnais, dando mau testemunho aos de fora 1:7; 3:1.
2. Eles ultrapassavam os ensinamentos bíblicos 4:6.
3. Possivelmente tinha o batismo como primazia, daí a advertência do apóstolo 1:14,17.
4. Não possuíam pastor foi preciso o apostolo enviar-lhes um 16:10.
5. Eram contra o salário do pastor 9:6-14.
6. Eram contra o preparo intelectual e o estudo tendo Paulo que alertar sobre isso II Co 8:7; 11:6.
7. O uso do véu 11:1
Esses são apenas alguns dos pontos em que a CCB clonou da igreja de Corinto!
É bom frisarmos que aquela igreja era uma igreja deficiente devido a inúmeros erros doutrinários, e não era de forma alguma, uma igreja que pudesse servir de exemplo para as demais!
REFUTAÇÃO
IGREJA, são os fiéis em Cristo é incorreto dizer que a Igreja de Corintio era deficiente, pois Cristo é o Cabeça da Igreja, a correções vieram para o Bem de Corintio, Paulo disse que o Que ele escrevia era Mandamento do Senhor, que a Carta endereçada a Corintios era para todos independente de tempo época ou lugar ( I Cor. 1:1), véu é necessário para mulher orar ou profetizar, deveriam se saudar com osculo santo, não deveriam aceitar o adultério, a Ceia era um ocasião para relembrar a morte de Cristo, não para banquetear, o missionário tem dever de receber auxilio, porém não viver dos dízimos, pois dizimo na dispensação da Graça não existe Deus ama quem contribui com alegria não por obrigação, dentre muitas outras coisas, que muitas denominações mundanas negam enxergar achando estarem certo, tem um provérbio bem verdadeiro
Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. Provérbios 14:12
PECULIARIDADES DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL
A CCB possui ainda outras práticas particulares além das que já foram expostas acima, que a distancia ainda mais das igrejas evangélicas. Vejamos:
· A ceia do Senhor é celebrada anualmente com um só pão sempre partido com a mão e também com um só cálice, enterrando as sobras posteriromente.
REFUTAÇÃO
As sobras são descartadas, não necessariamente enterradas.
Não comemoram o Natal
REFUTAÇÃO
Informação procedente, não há mandamento bíblico para celebramos o natal, não devemos imitar ao mundo mas Cristo.
Há uma espécie de bancos separados para os que pecaram, chamado de "banco dos pecadores"
REFUTAÇÃO
Informação improcedente, não existe esse banco. Está afirmativa não passa de uma grande mentira;
· Cerimônias de casamento não se realizam no templo. O crente da CCB não deve participar de casamentos de pessoas não pertencentes a CCB, isso seria participar de coisas sacrificadas aos ídolos (na Igreja Católica).
· Cerimônias fúnebres são proibidas nos templos.
REFUTAÇÃO;
As casas de oração, são especificas para serviços de cultos, batismo, e outros serviços de louvor e adoração há DEUS, casamentos, funerais e outras deve ser realizado em outro recinto..
· Acreditam na doutrina anti-biblica do sono da alma no intervalo entre a morte e a ressurreição.
REFUTAÇÃO
Não acreditamos em doutrina anti bíblicas, acreditamos que o corpo volta ao pó e o espírito volta DEUS que o deu, não vamos além do que está escrito nem se forma longas teologias que so levam a discórdia, somos orientados a permanecermos na simplicidade, SERVIMOS HÁ DEUS PELA FÉ.
· Mulheres não podem pregar na CCB, pois acreditam que a Bíblia lhes vetou este direito, se bem que no início do movimento as mulheres tinham esse privilégio.
O apostolo Paulo, pelo espírito Santo, exortou que a função de ensino a primazia é do varão, DEUS se usa da mulher, porém a ela não cabe o Presbitério, não contrariamos a escrituras obedecemos, muitos, para defender seus pontos de vista distorcem a escrituras para suas próprias perdições
As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. 1 Coríntios 14:34
· Nos templos há separação entre homens e mulheres.
REFUTAÇÃO
Afirmação procedente, questão de ordem.
· Proibição de fotografarem durante os cultos.
Afirmação procedente. Diretriz interna.
· Proibição de os membros assistirem cultos em outras igrejas.
REFUTAÇÃO.
Não existe proibição, existe conselho a permanecermos em nossas congregações, não podemos ir a idolatria, espiritismo, e em outros lugares, que praticam atos contrários a sã doutrina apostólica.
· Não possuem livros didáticos ou de quaisquer espécies, salvo um livreto que contêm a história e as doutrinas da CCB.
O ÚNICO LIVRO DE AUTORIDADE NA CCB, É A BIBLIA SAGRADA NOSSA REGRA DE FÉ E VIDA.
Temos o hinários, relatório, históricos, entre outros, de questão informativa, porém nossa REGRA DE FÉ E VIDA NOSSAS DOUTRINAS, todas são fundamentadas na sagradas escrituras.
CONCLUSÃO
Após essa análise crítico-teológico que fizemos da CCB não pense o leitor que declaramos guerra a esta igreja. Muito pelo contrário, adotamos o conselho bíblico "Instrui ao sábio, e ele se fará mais, sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento." (Provérbios 9:9).
Partindo dessa premissa acreditamos piamente que estamos ajudando muitos a enxergar além das lentes da CCB e perceber os erros e desvios doutrinários que é endossado pela sua igreja.
Oramos também, para que Deus aumente o entendimento de seus membros ao procurarem a palavra de Deus, que o orgulho carnal caia por terra e venhamos a ter comunhão como irmãos e não como primos. Graças a Deus que essa nova geração da CCB não apresenta uma mente tão fechada como são as dos mais antigos, devido as inúmeras crendices que são espalhadas entre seus congregados. Muitos deles até se sentem ofendidos com os pontos expostos acima. E não lhes tiramos esse direito. Sentem-se assim, por não serem coniventes com essas heresias. Aliás, há até e-mails de membros da CCB criticando nossos estudos em relação à sua igreja, mas infelizmente esse percentual ainda é minoria, uma quantidade inexpressiva, pois a maioria continua ainda praticando essas anomalias e se achando melhores que os outros cristãos!.
REFUTAÇÃO CONCLUSÃO.
A congregação Cristã segue o caminho traçado por Cristo, sua sã doutrina apostólica, na plenitude do evangelho, enquanto muitos fazem estudos, seminários para difamar a CCB, a mesma continua servindo há DEUS, sem fazer este tipo de papel, aos leitores ficam convidados a congregar em qualquer uma de nossas casas de oração presente em todo território nacional, e verás, que tais calunias acima refutada não procede, pois, esse obra não é obra humana, mas obra de DEUS, regida pelo seu espírito santo, não queremos 10% nem tampouco, aproveitar das pessoas, nosso intuito é servir há DEUS e propagar o evangelho de Cristo e seu amor, de graça, pois de graça damos o que de graça recebemos.
Assinar:
Postagens (Atom)