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terça-feira, 28 de setembro de 2010

Esclarecimentos: Baseados em Relatos de Francescon e outros;

1 ) Só a CCB salva?
Não há nenhum documento instruindo alguém a pregar isto, o erro muitas vezes é do pregador. A salvação é pela Graça como ensina Efésios 2:5, Atos dos Apóstolos 15:11, Efésios 2:8 e não é denominacional.
Há de se separar o todo da parte, pois a instituição não tem boca, ela “fala” por documentos. No caso, quem acredita oficialmente que só sua denominação salva são os católicos no dogma “Extra ecclesia nullum salus/Quia salus extra ecclesiam non est.” que podem ser verificada na Bula Unam Sanctam. A CONGREGAÇÃO CRSITÃ AFIRMA  QUE NELA ESTÁ A SÃ DOUTRINA, QUE MUITOS DEIXARAM DE OBSERVAR E CUMPRIR;
2 ) A CC ensina rebatismo?
O Ensinamento de 1932 é claro:
Foi pedido um parecer se irmaos batizados por imersao provinientes de outras denominações, se eles devem rebatizar-se antes de fazer parte conosco. Não, Nós cremos se esse (o batismo) foi feito de acordo com a palavra e com fé, devemos aceitar pois devemos ter as outras igrejas cristãs como irmãs e conforme a fé e o entendimento delas”

O CONSELHO DE ANCIÃES DO BRASIL EM 1961, achou por bem de que todos que fosse fazer parte da membresia da Congregação Cristã deveria aderir o Batismo por ela ministrado;
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3 ) Por que as mulheres não podem usar calças, nem cortar os cabelos e usam véu?
 As mulheres devem ter os cabelos crescidos; como dito pelo ir.Franscescon.
O que não pode é tosquiar, rapar, como está no original grego em 1 Coríntios 11:6:
ει γαρ ου κατακαλυπτεται γυνη και κειρασθω ει δε αισχρον γυναικι το κειρασθαι η ξυρασθαι κατακαλυπτεσθω
Quanto a trajes: “Os cristãos devem se portar com modéstia e decência” Convenção da CCB – 1936.
Quanto ao véu, é sinal de poderio (1 Coríntios 11:10).
O  senhor JESUS  deu esse mandamento a Igreja através de Paulo o apostolo, devemos acatar, pois renunciar, seria rebelião contra a expressa ordem  do senhor;
Nas catacumbas romanas, os desenhos das mulheres mostravam elas usando o Palio, semelhante ao véu.
Igrejas pietistas alemãs, o pentecostalismo Italiano, o Pentecostalismo clássico, Mexicano e Chileno, as igrejas Ortodoxas, as maiorias da igrejas africanas mantém esse costume além da Assembléia de Deus na Itália, a Igreja Pentecostal Livre da Grécia, os Cristãos de Fé Pentecostal da Rússia, a Missão Pentecostal de Ceilão e Índia e Católica Romana.
4 ) Podem usar barba?
trata-se somente de uma coisa cultural.
Michele DiSimone (1890?-1947) que foi ancião da igreja de Herkimer St, no Brooklyn, uma das maiores de NY da época, usava cavanhaque.
Outro ancião influente que também usava cavanhaque foi o ir.Max Tosetto, de Niágara Falls, editor do 1o hinário, compositor de muitos hinos, elaborador dos artigos de fé, ele presidiu varias assembléias anuais.NO BRASIL NÃO SE  COSTUMA USAR BARBA.
5) O que é doutrina?
Fato importante é distinguir doutrina, ensinamento e prática.
Doutrina: Corpo de crenças, nosso caso expressa nos 12 Artigos de Fé, corresponde ao termo grego Didaskalia, que as vezes é traduzindo como “ensinamento” na JF de Almeida. Nossa doutrina é baseada nas Escrituras somente.
Ensinamentos: No peculiar vocabulário da CCB refere-se às resoluções ou tópicos das Assembléias Gerais, ou convenções estabelecidas para algum segmento especifico, como músicos, administradores, obra Pia, etc. Não são doutrinas (embora possam conter ou ser regidos por doutrinas implícitas).
Praxis: consiste na maneira de culto, ética, moral, costumes, etc…
A doutrina oficial da CC pode ser resumida assim:
“Crença na Bíblia Sagrada como regra de fé e suficiente para a Salvação; Crença no Trinidade; Crença na Natureza Humana e Divina de Cristo – verdadeiro Homem verdadeiro Deus – cuja obra de Salvação, expiando não só o pecado original mas pelo atual da humanidade, permite-nos chegar ao Pai sem intermediários; crença que a justifição se alcança só pela fé Cristo; crença no Batismo no Espírito Santo e seus dons; crença que o Mal foi vencido por Cristo e será lançado à punição eterna; crença na validade das regras do NT para a preservação da santidade do corpo; crença que Jesus Cristo tomou nossas dores e enfermidades assim praticamos a unção com o óleo; crença na celebração do Batismo e na Santa Ceia; crença na volta gloriosa de Cristo e na ressureição corporal de todos os mortos e no juízo final.”
Max Tosetto, 1936.
6 ) E o Batismo em 4 nomes?
>^< – No estatuto assinado pelo irmão Francescon em 1925 da CC de Chicago fala para batizar assim:
“Upon your request, in the name of Jesus I baptize you in the name of the Father, of the Son, and of the Holy Ghost”.
Antes de 1950 o batismo da CCB não era ainda padronizado.
Essa fórmula combinada nasceu entre igrejas Holiness depois da Guerra Civil americana, ainda hoje é praticada por algumas igrejas holiness, pentecostais e fundamentalistas nos EUA.
Charles Parham, Seymour e outros pentecostais antigos usavam batizar EM NOME DE JESUS, EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO, ou as duas combinadas.
O pioneiro da historiografia batista, o pastor Morgan Edwards da First Baptist Church of Philadelphia, em seu livro, “The Customs of the Primitive Churches”, publicado em 1768, declara:
“Each person is baptized once in the name of the Lord Jesus and in the name of the Father, Son, and Holy Spirit. After the baptism, time is given for the community to rejoice and welcome the newly baptized. A prayer for the coming of the Holy Spirit through the laying on of hands is said over each of the baptized, and the ordained of the church lay hands on them, praying that the Holy Spirit may preserve them. The right hand of fellowship is offered with the kiss of charity by all the church members to the newly baptized, the formal moment of reception into the church. The service concludes with a hymn declaring the death of the old life and the beginning of new life in Christ.”
A partir de 1913 surgiu a polêmica do unicismo quando alguns criam que deveriam batizar usando o nome de Jesus somente, outros optaram pela fórmula trinitária exclusivamente, e muito poucos oficializaram a fórmula combinada, também chamada de “Fórmula de Concórdia”.
 A CONGREGAÇÃO ACHOU POR  BEM DE ADOTAR ESTA FORMULA POR ESTAR DE ACORDO E EM HARMONIA COM AS SAGRADAS ESCRITURAS
        Quando se vae batisar, sendo o servo de Deus um mandado do Senhor, para cumprir o mandamento deve usar as palavras “Em Nome do Senhor Jesus te batiso Em Nome do Pae, do Filho e do Espírito Santo” tudo conforme se encontra em S. Mateus XXVIII, vs. 19 e Atos II, vs. 38. Pois o sacramento que está cumprindo é um mandamento do Senhor Jesus ( ASSEMBLÉIA DE 1961)


7 ) Pastor ou ancião?
 Bispo (do grego Episkopos, supervisor), ancião (do grego Presbyteros, “idoneo”) e pastor remetem à mesma função do ministro à Igreja. O termo em inglês para Ancião, “elder” não significa exatamente “velho”, mas “irmão mais idoso”.
A CONGREGAÇÃO CRISTÃ ADOTA O TITULO DE ANCIÃO AO SEUS MINISTROS CONFORME A IGREJA PRIMITIVA, NO PRIMEIRO CONCILIO DA IGREJA CRISTÃ EM JERUSALEM (ATOS 15) ESTAVA PRESENTE OS APOSTOLO E ANÇIÃES, DANDO NOS A CERTEZA DA INESISTENCIA DO TITULO DE PASTOR;

8 ) Não estudam a bíblia?
 Em nenhuma parte da Biblia é requerido estudo formal com Bacharelado em Teologia para ser ministro. É dever dos anciãos   e toda membresia buscar diligentemente as Escrituras segundo a guia do espirito santo ( SE TENS A FONTE DE AGUA CRISTALINA PORQUE VAI BUCAR AGUA DA CISTERNA!!!) etende que cada cristão sem precisar da teologia é apto para conhecer as preciosidade de DEUS, a nós deixada  nas escrituras sagradas;
9 ) Dízimo? Sustento ministerial?
 A C.C adota servir cada um em seu ministério voluntariamente, o ministério é laico e não profissional.
Seguindo a Bíblia e ao longo de 90% das denominações protestantes (como os luteranos, calvinistas, anabatistas, batistas primitivos, pentecostais escandinavos de onde a AD do Brasil saiu), cremos que dar o dízimo era um requerimento mosaico que não faz sentido sob a égide da Graça.
A primeira declaração formal dizendo que o crente deveria dizimar, dando 10% de sua renda à Igreja foi pronunciada no Sinodo de Mâçon em 585 d.C, até aí os cristãos se usavam de ofertas.
Cipriano (200-258 d.C.) foi o primeiro escritor cristão a mencionar a prática de sustentar financeiramente o clero.
A CC sobrevive a 100 anos usando-se de ofertas.O dizimos não tem apoio no Novo Testamento;

10 ) Saudação só com a paz de Deus?
 Não é uma doutrina da CCB. É um costume. Nos USA, principalmente nas congregações italianas, existe uma diversidade na maneira de se saudar: Pace, Pace di Dio, Pace del Signore, etc.
11 ) Oração só de Joelhos?
>^< – No batismo e Santa Ceia os celebrantes oram em pé. Como a igreja é a casa de Deus (1 Timóteo 3:15) , em sinal de humilhação à presença do Altíssimo oramos de joelhos. havando em nós condições fisicas para ajoelhar devemso assim fazer;
12 ) Assento separado. Por que?
Herança Valdense. O assento separado nas igrejas provém do cristianismo primitivo e foi praticado até aquele século por todas as denominações cristãs.
“Jesus é a cabeça da Igreja, o Espirito Santo é a lei para guiá-la em toda a verdade. Sua organização é o amor de Deus nos corações de seus membros que compõem o corpo de Cristo – Lei da perfeição. Onde aqueles três não governam é Satanás que governa em forma de homem para seduzir o povo de Deus com conhecimento humano.”- Louis Francescon.
      

Inaguração do Templo do Bráz 1.954

http://www.youtube.com/watch?v=3jjabeKsuY4

POSIÇÃO E ESCLARECIMENTO DA C.C.B (PUBLICAÇÕES)

ESCLARECIMENTO- retirado do site http://www.congregacaocrista.org.br/

A CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL não autoriza a divulgação pública através de meio eletrônico de qualquer informação a seu respeito, não estando autorizado a tanto quem, através de "site" não pertencente à CONGREGAÇÃO CRISTÃ, se afirme como "site" oficial. Quem o fizer estará atuando em nome, interesse próprio e responsabilidade pessoal. A CONGREGAÇÃO CRISTÃ se manifesta através de sua Administração ou Conselho de Anciães.
A CONGREGAÇÃO CRISTÃ é uma comunidade religiosa inteiramente fundamentada na doutrina e fé apostólicas contidas no Novo Testamento da Bíblia Sagrada.
A CONGREGAÇÃO CRISTÃ tem origem num pequeno grupo de evangélicos italianos que, na cidade de Chicago nos Estados Unidos da América, no ano de 1904, passou a se reunir em suas casas, buscando a guia Divina para seguir os ensinamentos bíblicos cristãos, dentro da simplicidade da fé apostólica.
A esse grupo, desprovido de qualquer denominação e sem qualquer propaganda ou forma especial de comunicação, foram se agregando muitas outras pessoas, sentindo-se movidas por Deus. Dessa mesma maneira, se formaram em diversos países grupos imbuídos dos mesmos sentimentos e compreensão da Palavra de Deus.
Com o aumento do número de pessoas professando os mesmos princípios de adoração a Deus e não havendo locais particulares em que fosse possível reunir-se foi necessário adquirir-se locais para esse fim, havendo, a partir de então, a necessidade de se criar instituição com personalidade jurídica para poder legalizar as reuniões e titularizar a propriedade desses imóveis e, por isso, se denominou essa entidade de "CONGREGAÇÃO CRISTÃ", isto é, simples reunião de pessoas, sem qualquer formalismo ou personalismo, apenas imbuídas dos mesmos valores espirituais cristãos de adoração a Deus.
As receitas advindas de seus membros devem decorrer de ofertas voluntárias e anônimas, cujos valores devem ser aplicados integralmente nas finalidades para as quais foram oferecidas, sendo vedado qualquer caráter de obrigatoriedade de sua prestação ou vínculo com a integração ou permanência de membros.
O exercente de qualquer cargo espiritual ou de administração deverá manter-se através de seu trabalho ou meios próprios, uma vez que é vedada qualquer espécie de remuneração ou retribuição pelo exercício dessas atividades ou pela ministração de serviços espirituais ou sacramentos.
A CONGREGAÇÃO CRISTÃ não tem qualquer vínculo com partidos ou ideologias políticas e os integrantes de cargos espirituais, ou de administração, devem se abster de aceitar cargos ou encargos políticos, sendo incompatível o exercício concomitante de funções em ambas as esferas (cargo ou encargo político e função espiritual ou administrativa na igreja). Recomenda-se aos membros cumprir os deveres cívicos de cidadãos, consoante as leis do país.
Também é vedado aos membros, integrantes do Ministério e da Administração utilizar-se do nome da CONGREGAÇÃO CRISTÃ para fins políticos, eleitorais ou ideológicos.
A CONGREGAÇÃO CRISTÃ não mantém polêmicas sobre os seus pontos de doutrina ou seu modo de organização, nem autoriza ninguém a fazê-lo em seu nome.
Os integrantes do Ministério (anciães, diáconos e cooperadores) e da Administração da CONGREGAÇÃO CRISTÃ não mantém "site" ou qualquer outro tipo de comunicação objetivando atendimento de questões espirituais ou mesmo esclarecimentos de pontos de doutrina ou princípios de fé.
A CONGREGAÇÃO CRISTÃ não faz qualquer tipo de propaganda de sua doutrina, nem se utiliza de qualquer meio de divulgação pública de seus princípios de fé. Quem tiver interesse espiritual de conhecer sua doutrina deverá freqüentar seus cultos em qualquer de suas igrejas.
A CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

HISTÓRICO DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ

Este fiel testemunho da obra do nosso Senhor teve início na cidade de Chicago, Illinois e não é para engrandecer aquele que o escreve, porém, para a glória de Deus que opera todas as coisas, segundo o conselho de sua vontade.(Efésios 1:11)
Eu, Louis Francescon, nasci em 29 de março de 1866, na comarca de Cavasso Nuovo, prov. De Udine (Itália) de profissão mosaísta.Vim para a América do Norte, depois de ter cumprido o serviço militar, chegando a 3 de março de 1890.
No mesmo ano, ouvi o evangelho por meio da pregação do irmão Miguel Nardi.Em dezembro de 1891 tive do Senhor a compreensão do novo nascimento.
Em março de 1892, com o grupo evangelizado pelo irmão M. Nardi e algumas famílias da fé “Valdense” foi criada nesta cidade a primeira igreja presbiteriana Italiana, sendo o Sr. Filippo Grilli, pastor.Eu fui eleito um dos três diáconos, e após alguns anos, ancião.
No princípio do ano de 1894, encontrando-me em Cincinate, Ohio, em serviço material, aconteceu que, estando numa noite de joelhos em meu quarto lendo o cap. 2 da carta aos Colossenses, ao chegar no verso 12 ouvi uma voz que me repetiu 2 vezes: ”Tu não obedeceste a este meu mandamento”.Então respondi: ”Senhor jamais alguém me falou neste assunto”.
Em 1 de Janeiro de 1895, casei-me com Rosina Balzano salva também em nosso meio em princípio de 1892.
Como membro da administração da referida igreja, falei do batismo determinado nas escrituras e como o Senhor me ordenou obedece-lo.Todos se manifestaram contra mim, inclusive o pastor, ao qual eu tinha manifestado por carta que o Senhor me havia falado.
No ano de 1898, o Senhor salvou o irmão Giuseppe Beretta por meio dos metodistas livres americanos, o qual após algum tempo, uniu-se conosco, presbiterianos italianos.
Falei-lhe também muitas vezes, do citado batismo, mas no momento não lhe era dado compreender.Em princípio de setembro de 1903 nos encontramos em Elgin, ILL, (no local onde eu e o irmão G. Marin estávamos executando um trabalho), lhe falei novamente em presença deste, da necessidade de obedecer ao mandamento do nosso Senhor.
Então servindo-se Deus de outros meios, convenceu-se e 2 dias após, fez-se batizar mesmo em Elgin, por um irmão americano pertencente à igreja dos irmãos.Na ocasião lhe disse: Irmão Beretta, agora que sois batizado na próxima segunda-feira, dia 7 que é dia do trabalho, batizar-me-ás também.
Como o pastor se encontrava na Itália, competia a mim como ancião, presidir o serviço que se realizava no domingo, dia 6. Assim tive oportunidade de dizer ao povo o que eu sentia em meu coração e lhes falei: Após 9 anos que o Senhor me falou em obedecer ao Seu mandamento, amanhã com a ajuda de Deus, terei a oportunidade de obedecê-lo e se algum de vós quiser assistir venham ao Lake-front, de Chicago, em tal lugar às tantas horas.Vieram cerca de 25, dos quais, 18 obedeceram juntamente comigo.Fomos imersos pelo irmão G. Beretta.
Pouco tempo depois, o pastor (F. Grilli) voltou da Itália e no 1 domingo que nos reunimos, disse-lhe que eu desejava dirigir algumas palavras à irmandade antes de seu sermão, o que me foi concedido.Primeiramente perguntei a todos se eu havia feito alguma coisa errada, que testemunhassem; responderam que nada havia contra mim.Então exortei-os que, se quisessem ser participantes das promessas de Deus, seria necessário obedecê-lo conforme Sua palavra.Em seguida apresentei minha demissão de ancião, secretário e membro daquela igreja.Todos se maravilharam e pediram para que eu não os deixasse e eu lhes respondi que aquela decisão não era por mim premeditada, mas sim ordenada, por Nosso Senhor.
Aconteceu também, que aqueles que comigo obedeceram ao mandamento, quiseram abandonar a igreja, o que não julguei conveniente fazerem, todavia o fizeram.Foi necessário então, que nos reuníssemos em vários lugares pela necessidade dos que não sabiam ler.
Assim a primeira reunião foi em casa do irmão ancião N. Moles, na qual, eu fui eleito ancião.Nessa mesma ocasião, propuz os irmãos G. Beretta, e P. Menconi para dirigirem o serviço uma semana cada um; depois de algumas noites decidiu-se reunir em minha casa.
Em 2 de dezembro de 1903, embarquei para a Itália em visita à minha família.Regressando a Chicago em princípio de maio de 1904, encontrei estes irmãos cheios de si, e em contendas sem fim.Não sabendo como proceder resolvi pedir conselho ao Senhor e Ele respondeu que me separasse deles até que Ele (o Senhor) determinasse unir-me a eles novamente.Isto foi em outubro de 1904, separando-se comigo também as famílias N. Moles, Alberto di Cicco e alguns outros, nos reuníamos de casa em casa nos dias estabelecidos, e todos os domingos partia-se o pão, recordando a morte do Nosso Senhor.
Eis alguns dos preliminares da grande obra que o Senhor fez pelo Espírito Santo, na colônia Italiana.
Em fins de abril, de 1907, o Senhor me fez encontrar com um irmão americano, um dos primeiros a receber a promessa do Espírito Santo, em Los Angeles, no ano de 1906 e, por meio dele soube que na W. North Ave, 943, havia uma missão que anunciava a promessa do Espírito Santo e que o próprio pastor (W.H. Durham) a havia recebido.Na primeira semana freqüentei sozinho aquele serviço e o Senhor me confirmou que aquela era Sua obra.No domingo seguinte me acompanhou o resto do grupo.
No mês de Julho, a minha esposa foi a primeira a ser selada com o dom do Espírito Santo, falando em língua Sueca e a irmã Dora di Cicco foi a segunda falando em língua chinesa.Em 25 de agosto o benigno Senhor se comprazeu selar a mim também.
No dia 14 do mesmo mês, veio também o irmão Giovanni Perrou e perguntei-lhe se conhecia o evangelho e ele respondeu-me haver nascido no evangelho; perguntei-lhe também se tinha em si mesmo testemunha de ser salvo, e ele respondeu-me que não sabia, então o exortei a pedir perdão a Deus de todo o seu coração e depois buscar a promessa do Seu Espírito Santo; ele obedeceu prostrando-se de joelhos e naquele momento, o Benigno Senhor o lavou com Seu Sangue, e também o selou com a promessa do seu Espírito Santo.
Naquele momento se achavam presentes os irmãos G.Marin e A. Lencioni, tendo esse último se manifestado contrário; entretanto vendo como o Senhor operava sobre o irmão G. Perrou, seu conhecido, convenceu-se e buscou também a face do Senhor.
No inesquecível dia 15 de setembro do mesmo ano, na casa de oração da W. Grand Ave, 1139, o Senhor se manifestou no irmão A. Lencioni, e muitos dos presentes julgando que ele não se encontrasse em si, formaram um ambiente confuso por não discernirem a obra de Deus.Dois dos presentes vendo isso, vieram me chamar dizendo que fosse depressa onde eles se encontravam reunidos; antes de sair orei ao senhor que me determinou ir.Ao entrar naquele local, o Senhor me abriu a boca para falar no poder do Sangue do concerto eterno, e que só por Ele se pode permanecer em pé, na presença de Deus e obter as suas fiéis promessas.Imediatamente o Senhor se manifestou com a sua presença, selando os irmãos P. Menconi, A. Andreoni, A. Lencione e outros, e as maravilhas de Nosso Senhor, foram conhecidas e manifestadas a todos quantos vinham vê-las e o senhor convencia e os selava, jovens e velhos, e entre esses os irmãos G. Marin e Umberto Gazzari.
Quando voltei a congregação de W. Grand Ave, o irmão P. Ottolini abria o serviço e P. Menconi presidia.No terceiro serviço que tivemos, sucedeu que enquanto o irmão P. Menconi subia ao púlpito, o irmão P. Ottolini (guiado pelo Espírito Santo) falou em alta voz: “Irmão Menconi, pare; o Senhor me disse que enviou em nosso meio o irmão Louis Francescon para nos exortar”.E o irmão P. Menconi foi confirmado por Deus para ficar sentado no momento, depois também Deus se serviria dele.
E foi assim que, novamente, ocupei o lugar de ancião nessa igreja até 29 de junho de 1908.
Em fins de outubro, o Senhor enviou minha esposa a Los Angeles, Cal., a fim de dar o testemunho da promessa a família do irmão N.Moles, que residia naquela cidade à cerca de um ano antes da manifestação do Espírito Santo, resultando assim que também alguns deles foram selados e então se uniram com os irmãos americanos que ali, habitavam.Nessa ocasião recebemos a visita de alguns irmãos de Hulberton N. Y., que ouviram como o Senhor tinha operado em nosso meio.Após alguns dias foram também selados e voltaram as suas residências com essa confirmação em seus corações.Pouco depois vinha também o irmão G. Beretta que recebeu o dom de Deus.
Em princípios de dezembro o Senhor falou pela minha boca, dizendo: “Eu o Senhor, permaneci no meio de vós e se me obedecerdes e fordes humildes Eu mandarei convosco todos que devem ser salvos. Vos terei unidos por um pouco de tempo a fim de vos preparar, para depois mandar alguns de vós em outros lugares para recolher outras minhas ovelhas.Este é o sinal que vos dou para confirmar que vosso Deus é que vos falou.Este local será pequeno para conter as pessoas que chamarei.”
Logo depois dessas profecias um irmão sentiu-se de comprar mais 60 cadeiras, para juntar às existentes.
No domingo seguinte, todas as cadeiras foram ocupadas permanecendo algumas pessoas em pé.
Em princípios de janeiro de 1908, foi realizado um batismo para estes últimos e cerca de 70 obedeceram ao mandamento do Senhor.Depois o Senhor fez muitas curas milagrosas de doenças crônicas e incuráveis; desses casos citamos aqui 4 nomes: G. Lombardi, P. de Stefano, Lúcia Menna e Fidalma Andreoni.
O Senhor permitiu, entretanto que passássemos duras provas e perseguições, mas não fazíamos caso delas, porque a graça de Deus abundava em nossos corações e as suas promessas eram fiéis.

LUIGI FRANCESCONI E ESPOSA

Em março do ano seguinte o Senhor fez saber a mim e ao irmão G. Lombardi que deixássemos os nossos trabalhos materiais, para nos dedicarmos inteiramente à obra que ele nos havia preparado; ambos nos encontrávamos em má situação financeira e cada um com 6 filhos menores;entretanto não tememos, certos de que o Senhor protegeria nossas famílias.
Essa revelação nos foi confirmada por meio do dom de interpretação de linguagem e isto muito nos consolou, dispondo-nos inteiramente à vontade do nosso Senhor.

Em 4 de setembro, por santa revelação e bem confirmado, embarquei de Chicago para a cidade de Buenos Aires, com o irmão G. Lombardi e Lucia Menna. Após algumas semanas eu e o irmão G. Lombardi fomos convidados pela família Michelangelo Menna, a ir a sua casa em San Cagetano, província de Buenos Aires, onde o Senhor operou das suas maravilhas.Em princípios de janeiro de 1910 voltei com o irmão G. Lombardi na cidade de Buenos Aires, onde foi aberta uma porta para a obra do nosso senhor, e também num subúrbio chamado Tigre.
Em 8 de março de 1910, por determinação do senhor, partimos direto a São Paulo (Brasil).No segundo dia de nossa chegada, divinamente guiados, encontramos no jardim da luz um italiano chamado Vicenzo Pievani (ateu) morador em Sto. Antônio da Platina, Paraná, e lhe falamos da graça de Deus.

Dois dias após, V. Pievani voltou a Sto. Antônio da Platina, e nós permanecemos em São Paulo até 18 de abril, quando então por vontade de Deus, o irmão G. Lombardi, partiu para Buenos Aires e eu para Sto. Antônio da Platina.Chegando aquele lugar, encontrei 2 italianos um dos quais era V. Pievani e o outro Felício A . Mascaro; sendo suas esposas e demais moradores daquele lugar brasileiros e de fé católica romana.
Para ir ao lugar onde o Senhor me ordenara, eu não tinha nenhum endereço a não ser o seguinte: V. Pievani, Sto. Antônio da Platina, Paraná.Havia só uma estrada de ferro que levava ao sul daquele estado, porém, Sto. Antônio da Platina achava-se ao norte e distante mais de 200 Km da estação mais próxima.

Meu coração duvidava em tomar aquela estrada, porém, me senti de ir a estação e consultar o mapa e o Espírito Santo me indicou a tomar a estrada de ferro sorocabana que percorria o estado de São Paulo, passando perto do norte do Paraná e sua última estação era Salto Grande.
Parti de São Paulo às 5:30 h, com uma terrível dor lombar que me impediu tomar alimento durante todo aquele dia.Cheguei a Salto Grande às 23 h e nesse lugar o Senhor me disse ter preparado tudo para mim, a fim de cumprir minha missão; e assim aconteceu, porém faltavam cerca de 70 km a cavalo, atravessando matas virgens infestadas de Jaguarás e outras feras existentes no lugar.Pela graça de Deus fiz esse resto de viagem com um guia indígena, chegando em Sto. Antônio da Platina, em 20 de Abril.

Outra dificuldade que encontrei foi não conhecer uma palavra do idioma português, e achar-me sem dinheiro e doente; Deus, porém, que tem todos os corações em suas mãos, me fez ver a primeira maravilha: ao chegar naquele local, encontrei na janela a esposa do italiano V. Pievanti tendo o senhor lhe dito: “Eis o homem que Eu vos enviei”.(note-se que eu não era lá esperado).Assim fui recebido em sua casa e poucos dias depois, o Senhor comprazeu-se em abrir seus corações e de mais 9 pessoas.Foram batizadas na água 11 pessoas e confirmadas com sinais do Altíssimo.
Estas foram as primícias da grande obra de Deus naquele país.
Logo após o inimigo procurou trabalhar para desfazer aquela obra mas, foi em vão o seu trabalho.

O resto do povo daquele lugar sabendo da minha chegada e da minha missão, juraram matar-me, tendo como chefe um sacerdote.Isto teria sucedido se Deus não interviesse com seus meios.O Senhor me fez saber de permanecer lá até 20 de junho; nessa prova eu estava pronto a me entregar aos inimigos a fim de poupar a vida aos poucos crentes que o senhor havia chamado.Deus é testemunha disso, como também os irmãos que lá vivem.
Parti de Sto. Antônio da Platina, em 20 de junho, com destino a São Paulo.Apenas chegando aquela capital, o Senhor permitiu abrir uma porta resultando que cerca de 20 almas aceitaram a fé e quase todas provaram a divina virtude.Uma parte eram presbiterianos, outra batistas e metodistas e alguns católicos romanos.Alguns foram curados e outros selados com o bendito dom do Espírito santo.
Até agora o Senhor me enviou 9 vezes ao Brasil, e todas as vezes tenho notado maior progresso no meio deles, quer espiritual, quer material.
Eis como o benigno Deus começou a Sua obra.Pelo batismo da água, segundo o mandamento do senhor Jesus, fomos tirados das seitas humanas e de suas teorias; pelo Dom do Espírito Santo ela foi animada e engrandecida, nada mais havendo necessidade de acrescentar, pois os resultados falaram e ainda falam desta maravilhosa obra feita pela potente mão de Deus e só a Ele seja dada  glória eternamente;